Renato Martins

    Renato Pereira Martins Filho, assina Renato Martins, é bacharel em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Arte, Universidade de São Paulo, ECA-USP, desde 1984.

    No Brasil foi editor assistente da Folha de S.Paulo por 10 anos, a partir de 1985 acumulando as atividades.

    Foi repórter e locutor da Korean Broadcasting System, uma emissora estatal de rádio e televisão de maior divulgação da cultura da Coreia do Sul e também a rede de televisão de maior da Coreia do Sul. No grupo estatal ficou por dois anos, de 1986 a 1988.

    Em fevereiro de 1996 deu início a uma trajetória na Agência Estado que demandaria mais de 20 anos da sua carreira.

    Desde 2014 é co-publisher dos sites Mundo Invisível e Redumbrella Brasil que tem foco no combate ao estigma e ao preconceito contra sex workers (trabalhadores do sexo).

    Comunicou ao Portal dos Jornalistas em março de 2016 a sua decisão de deixar a Agência Estado, por iniciativa própria, depois de 20 anos no serviço de noticiário financeiro em tempo real AE-News Broadcast. Informou que pretende se dedicar exclusivamente à edição Mundo Invisível, jornal de defesa dos direitos das trabalhadoras sexuais.

    O Mundo Invisível é um projeto de mídia livre que já está há quase quatro anos no ar, desde junho de 2012. Criado por Monique Prada, trabalhadora sexual, e Renato Martins.

    O projeto tem por objetivo debater questões relativas ao trabalho sexual e aos direitos das trabalhadoras, desmistificando a atividade e combatendo o estigma e o preconceito. “Através de conteúdo próprio ou matérias traduzidas”, explica Renato, “temos conseguido ao longo deste tempo todo amplificar as vozes em defesa dos direitos e dignidade das prostitutas, denunciando opressões e servindo como canal de comunicação com o mundo.

    O site é mantido sem nenhuma colaboração, o que por vezes dificulta a produção de conteúdo ou traduções.

    Renato apoia causas que focam Alívio à pobreza, Proteção animal, Empoderamento econômico, Meio ambiente, Direitos humanos, Direitos civis e ações sociais.

     

     

    Atualizado em março/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    www.mundoinvisivel.org

    www.redumbrellabrasil.org

    https://www.facebook.com/renatop.martins

    https://www.linkedin.com/in/renato-martins-14314b87?trk=seokp-title_posts_secondary_cluster_res_author_name

    https://www.linkedin.com/in/renato-martins-a4540138

    http://www.mundoinvisivel.org/author/renatop-martins99gmail-com/

    http://www.mundoinvisivel.org/?s=Renato+Martins&submit=Search