APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Renato Modernell

Renato Modernell

Autor de 11 títulos. É vencedor do Prêmio Jabuti pelo romance Sonata da Última Cidade. Lançou em 2012 o "A notícia como Fábula". Passou pelas redações de Folha de S.Paulo, Quatro Rodas, Caminhos da Terra e Época. É professor da faculdade de Comunicação Social do Mackenzie.

Renato Modernell, gaúcho, nasceu em 1953 na cidade portuária de Rio Grande, no extremo sul do Brasil. Cursou Jornalismo em São Paulo na FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado - Turma de 1975 e Mestrado na USP em 2004.

Morou em Roma e Barcelona, mas decidiu-se por São Paulo. Atuou em diversas revistas e jornais, realizando principalmente reportagens de viagem. Tornou-se professor universitário e doutorou-se em Letras. Ganhou o Jabuti e outros prêmios literários dentro e fora do país.

Trabalhou nas revistas Quatro Rodas, Globo Ciência, Época e Caminhos da Terra, entre outras publicações, realizando principalmente reportagens de viagem.

Dá aulas na Universidade Mackenzie e na Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). Dirige oficinas de escrita criativa, colabora na imprensa e publica crônicas no blog Adjazzcências. Ganhou o Jabuti e outros prêmios literários dentro e fora do país.

Na lista de títulos que lançou estão: Meados dos anos setenta, em 1979. Em 84, Che Bandoneón e O homem do carro-motor. Em 1988, Meninos de Netuno e Sonata da última cidade. Na sequência vieram O grande ladrão, 1990; Os jornalistas, 1995; Edifício Mênfis, 1996 e Viagem ao pavio da vela, 2001. Logo depois do Em trânsito, em 2011 veio o Gird, no início de 2012.

Publicou em outubro de  2012, pela Summus Editorial, o livro “A notícia como fábula”, no qual analisa um velho debate do jornalismo: as várias versões de um mesmo fato. É resultado de um estudo de mestrado na USP em 2004. No texto Renato passeia pela crônica e pela fantasia sem perder o rigor acadêmico.

 

Atualizado em outubro/2012 - Portal dos Jornalistas

 

Fontes:

 

J&Cia Edição 868, de 17 a 24 outubro/2012.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Modernell

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)