APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Renato Vieira

Renato Vieira

Repórter do caderno Magazine do Jornal O Tempo com vasta experiência em coberturas na área cultural. Foi repórter dos jornais Páginas Abertas e Providência e trabalhou na edição jornalística da TV Bandeirantes. É colecionador de discos de vinil e, nas horas vagas, gosta de ler biografias.

Renato Farias Vieira nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 14 de março de 1987. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo no Centro Universitário Newton Paiva (BH/MG).

O primeiro emprego no jornalismo foi como estagiário na Central de Produção Jornalística (CPJ), laboratório de jornalismo impresso da própria faculdade. Lá era responsável pela edição e produção de reportagens para os jornais Páginas Abertas (publicação comunitária dos bairros Santo André, Aparecida e Caiçara, em BH) e Providência em Evidência (informativo do projeto Providência idealizado pelo padre Mário Pozzoli).

Posteriormente, passou a fazer parte da equipe de apuração jornalística da Rede Bandeirantes de Televisão. Lá chegou a ser contratado como Editor de Texto e Imagem do programa diário MG Acontece.

Em 2008, representou a CPJ nas premiações da Mostra Acadêmica de trabalhos universitários na área de Comunicação Social (Expocom), em que o jornal Páginas Abertas (produzido pela agência) conquistou o segundo lugar na categoria "Jornal Laboratório".

No final de 2011, propôs fazer um trabalho freelancer para o jornal O Tempo em comemoração aos 30 anos da morte da cantora Elis Regina. Trabalhou por conta própria fazendo pesquisas, apurando e entrevistando personalidades, como o cantor Fagner e o compositor Paulo César Pinheiro. Foi um trabalho marcante para a carreira do jornalista.

No início de 2012, todo o material produzido foi publicado no periódico e, em fevereiro, foi convidado a fazer parte da equipe de reportagem do caderno Magazine (cultura) do O Tempo, onde permanece desde então.

Renato é apaixonado por música e, desde 2001, coleciona discos de vinil. Nas horas vagas, gosta de ler biografias de grandes artistas, pois, segundo ele, é interessante conhecer como determinada pessoa construiu a sua história, e entender que o sucesso conquistado não veio por acaso.

 

 

 

Atualizado em maio de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)