APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ricardo Carlini

Ricardo Carlini

Gerente de Jornalismo da TV Alterosa/SBT e âncora do TV Verdade. Possui vasta experiência em tevê, com passagens pela Globo, SBT, Super de Televisão e Record, dentre outras

Ricardo Carlini  nasceu na cidade de Itu (SP), em 14 de janeiro de 1965. É formado em Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Pucamp/SP).

Iniciou a carreira profissional como repórter da rádio Central de Campinas (SP). Posteriormente, atuou no jornal Correio Popular, do grupo RAC (Rede Anhanguera de Comunicação), maior conglomerado de mídia impressa do interior do País. Foi contratado na TV Globo (SP) e, na sequência, fez parte da equipe de criação e reportagem do programa TJ Brasil, apresentado por Bóris Casoy no SBT.

Nos anos seguintes trabalhou em todos os jornais de exibição nacional da Rede Globo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, quando, então retornou para o SBT, em São Paulo. Foi repórter do Jornal Nacional, Jornal da Globo, Jornal Hoje, Bom Dia Brasil, Globo Rural, SBT Repórter e Jornal do SBT. Participou da criação e desenvolvimento da TV Justiça, em Brasília (DF), e ancorou, durante um período, um programa do Ministério Público.

Montou uma empresa própria de produção na área de comunicação, a Carlini Assessoria e Comunicação Especializada Ltda. Através dela produziu e apresentou o programa Campo & Criação, único programa diário de Agronegócio já produzido na televisão mineira, exibido no interior do Brasil pelo SBT e, em Minas, pela TV Horizonte, Rede Super de Televisão e Rede Minas. Nessa época, também foi repórter de transmissão dos canais Rural, Agro Canal, Canal do Boi, dentre outras emissoras de leilões agropecuários.

Em Belo Horizonte, foi chefe de Redação da Rede Super de Televisão, assessor de Comunicação no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e, em 2003, comandou, na Rede Record Minas, o telejornal Fala Minas.

Em 2009, foi contratado pela TV Alterosa (afiliada do SBT em Minas Gerais) como repórter especial. Na sequência, assumiu o comando do Alterosa Urgente e, posteriormente, do TV Verdade, programa de formato inovador que discute polêmicas que rondam a sociedade, assuntos da pauta do dia na mídia e temas do cotidiano com convidados de diferentes pontos de vista e estereótipos.

Em 2011 foi convidado a assumir o cargo de diretor e gerente de Jornalismo da emissora, função que exerce juntamente com a apresentação do TV Verdade e do Jornal da Alterosa. Completa 30 anos de carreira em 2013, já cobriu e participou de diversas coberturas interessantes, dentre as quais destaca a primeira campanha de Luís Inácio Lula da Silva, em 1989, a posse do Fernando Collor de Mello, em 1990, e a posse e o governo do Itamar Franco (1930-2011).

Mas o que mais gosta de fazer é investigação policial. Acredita que suas maiores coberturas foram nessa área, com a qual conseguiu muitos furos históricos. No caso do sequestro e morte da menina Mírian Brandão, em 1992, conseguiu furar as outras emissoras durante sete dias. O mesmo aconteceu com o sequestro do coronel Edgar Soares, em 1990, e com o caso Bruno, ex-goleiro do Flamengo acusado de assassinar a modelo Eliza Samudio, em 2010, em que divulgou informações em primeira mão no TV Verdade.

Também foi o primeiro repórter a gravar e denunciar ao vivo a compra de cocaína em pleno dia na Boca do Sumaré (SP) e o primeiro a denunciar a Nova Cracolândia da Pampulha, como ficou conhecida a Rua Martinica, em Belo Horizonte. Nessa última, passou uma semana gravando momentos de compra, venda e consumo da droga.

É cidadão honorário de Belo Horizonte (MG), cidade que adotou, definitivamente, em 1999. Considera-se um UFC lover e, nas horas vagas, gosta de assistir a lutas marciais mistas. Recentemente, conferiu de perto uma dessas lutas em Las Vegas (EUA). Eventualmente, trabalha como mestre de cerimônia em eventos particulares e corporativos.


Atualizado em 28 de agosto de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG
Fonte:
Informações fornecidas pelo próprio jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)