APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ricardo Grinbaum

Ricardo Grinbaum

Editor executivo e coordenador do Estadão impresso é especializado em Economia. Passou por alguns dos principais veículos da imprensa paulista até ir para o jornal O Estado de S.Paulo. É Top 50 entre os +Admirados Jornalistas Brasileiros de 2014 e os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016.

Mineiro de Belo Horizonte, Ricardo Satovschi Grinbaum nasceu em 15 de maio de 1967. Formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Minas Gerais (Fafich-Ufmg/MG).
 
Começou a trabalhar como jornalista em 1985. Passou pelo Diário da Tarde (MG), em Belo Horizonte, e  na rádio Jovem Pan (SP), na TV Globo (SP) e no Diário Popular (SP), todos na cidade de São Paulo (SP).
 
Foi editor-assistente de Economia e Negócios da revista Veja (SP), onde, em 1994, era repórter, depois de ter sido chefe da sucursal da revista em Belo Horizonte. Fez a matéria de capa da edição número 1.426 de Veja, de 10 de janeiro de 1996, com a chamada O que o brasileiro pensa que é. Para isso, leu seis livros, consultou 25 pesquisas sobre o assunto e conversou com mais de trinta pessoas, entre sociólogos, historiadores, psicanalistas, antropólogos, escritores e pesquisadores de opinião pública, e ajudou a escolher as perguntas para uma pesquisa nacional encomendada pela revista ao Instituto Vox Populi. Saiu de Veja em 1998.
 
Foi editor de Finanças na IstoÉ Dinheiro (SP) e, como repórter de Economia, migrou para o jornal Folha de S.Paulo (SP). Em abril de 2000, foi correspondente da Folha de S.Paulo (SP) em Londres (Inglaterra). De volta à São Paulo, foi editor de Economia da revista Época (SP), de onde saiu para o jornal O Estado de S.Paulo (SP), em 2006.
 
Em novembro de 2008 assumiu o cargo de editor executivo de Economia de O Estado de S.Paulo e, em junho de 2016, passou a coordenar jornal impresso, após a configuração do novo estafe da Redação do Estadão.
 
Está no Top 50 entre Os +Admirados Jornalistas Brasileiros de 2014 e Os +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2016, segundo apuração do J&Cia em parceria com a Maxpress.
 
 
 
Atualizado em novembro de 2016
 
Fontes:
J&Cia – Edição 663
J&Cia – Edição 1.053
Livro Jornalistas Brasileiros: Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)