Ricardo Nicola

    Ricardo Luís Nicola nasceu em Jaú (SP), faz aniversário em 25 de junho. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, formado em 1989. Concluiu em 1997 o mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Em 2001 fez doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/SP e pós-doutorado pela University of Toronto – Toronto, Canadá, concluído em 2007.

    Começou a trajetória no jornalismo ao organizar durante o curso o Núcleo de Jornalismo Mídia Press. No mesmo período iniciou a publicação do jornal especializado Folha da Odontologia.

    Em seguida, surgiram outros projetos jornalísticos como decorrência desse: Folha da Medicina, Folha Calçadista, Folha Shopping, entre outros.

    A partir de 1995 passou a participar da vida acadêmica como professor convidado do curso de Jornalismo da Unesp. A experiência levou-o à defesa do mestrado e do doutorado. Um ano depois já assumiu a cadeira de Jornalismo Digital como professor efetivo.

    Passou a integrar em 2004 o Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia da Universidade de Toronto, como Senior McLuan Fellow, e dois anos mais tarde como bolsista Capes Internacional no estágio pós-doutoral.

    Em 2010, iniciou o projeto Poéticas Visuais que incluem a série de livros Arte & Linguagem e Arte & Tecnologia que assinou em 4 edições, em coautoria com Nelyse Salzedas, a partir de 2010 e até 2012. É o autor dos livros Sentinelas da Fonte e Cibersociedade.

    Criou e edita a revista eletrônica Poéticas Visuais – Portal das Poéticas Visuais, que conquistou o índice Qualis da CAPES.

     

     

    Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações conferidas pelo jornalista

    http://www.faac.unesp.br/#!/departamentos/comunicacao-social/corpo-docente/