APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ricardo Saint-Clair

Ricardo Saint-Clair

Designer reconhecido e premiado, assina o blog Design, no portal do jornal O Globo, é professor da ESPM/Rio no curso Portfolio e na Pós-Graduação.

Ricardo Saint-Clair é mestre em Communication Design pela Central St. Martins College of Art and Design, em Londres, Inglaterra e bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Passou um ano no The Art Institute of Chicago, onde fez cursos de extensão em Design e Tipografia, em Illinois, no Grant Park.

Desde 1998, é professor da ESPM/Rio no curso Portfolio e na Pós-Graduação.

Criou a Dialogo Design, em janeiro de 2007, com o objetivo de conciliar design autoral com as disciplinas de comunicação corporativa.

Atuou como diretor de arte por mais de 10 anos, com passagens pelas agências DPZ e VS, e como diretor de criação e designer associado na Indústria Nacional Design.

Assina o Blog Design, pessoas e coisas, que traz como sobrenome: “Design que melhora, evolui e transforma”, postado no site do jornal O Globo.

Sobre o blog explica: “O ser humano é um designer. Continuamente damos forma ao mundo e as nossas vidas. Melhoramos, evoluimos, inovamos e comunicamos. Um processo milenar de criação e transformação das coisas e de exposição das nossas contradições. Design é solução e também é problema. Design é desejo e também é necessidade”.

No dia a dia em seus textos estão: Um fone com o formato exato do seu ouvido. Uma câmera fotográfica com o formato exato da sua mão. Entre outras soluções que saíram do olhar macro para se personalizar de acordo com o usuário.

Para Saint-Clair o ato de “escrever é o design de palavras. Filosofar é o design do pensamento”.

Recebeu os prêmios: Cannes, ABP, Fiap, Grand Prix Colunistas, Melhor do Rio, About, Revista de Criação. Participou da exposições: hibit 2002 e Davies Gallery Jun/02 - Londres/Inglaterra.

Alguns de seus projetos foram selecionados para a Bienal Brasileira de Design 2010 e para a mostra internacional MoMA: Destination Brazil. Conquistou em quatro anos três Leões, na categoria Design no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, o mais importante evento da publicidade mundial.

Em 2012 Ricardo Saint-Clair recebeu o reconhecimento internacional no 59º Cannes Lion com a peça criada por ele e Bruno Bertani, da Indústria Nacional, para a campanha não-homofobia.

Em maio de 2012 foi chamado pela organização do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade para compor o júri de Design Lions, em cidade do sul da França.

Ricardo é mergulhador, tenista e músico de fim de semana e acha que viajar é bem melhor do que sonhar. E por falar em sonho, realizou um deles durante o período de estudos em Chicago: “deu a sorte de ver o Michael Jordan jogar”.

 

 

 

Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/pub/ricardo-saint-clair/18/127/836

ricardo@dialogodesign.net

https://twitter.com/ricardostclair

http://www.escoladecriacao-rj.espm.br/curso-portfolio/materias-e-professores/criacao-das-campanhas-finais/

http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/ponto_de_vista/autor/Ricardo-Saint-Clair.html#ixzz2fuf2dCRs

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)