APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ricardo Sant'Anna

Ricardo Sant'Anna

Editor-assistente do Webmotors, é especializado em automobilismo, tem o trabalho reconhecido em três prêmios da Editora Globo de Jornalismo e um em sustentabilidade com o Prêmio AEA de Meio Ambiente. Foi editor-assistente da Autoesporte, editora Globo. Escreve também para a revista GQ Brasil e é colunista na rádio CBN.

Ricardo Tadeu de Sant’Anna Fernandes é natural de Santos (SP), é bacharel em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), desde 2010. Estará concluindo em agosto de 2014 a Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Marketing, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)/SP. Entre os aperfeiçoamentos em cursos estão o Google Media Lab 2013 (Junho de 2013) e o Maps/Earth, Advanced search/trends, Fusion Tables, Google+ e YouTube.

Começou na carreira como estagiário na Fullpower, B7 Editorial de junho de 2006 até maio de 2007. No período desenvolveu ações de criação, apuração e redação de reportagens sobre automóveis e comportamento, cobertura de lançamentos de produtos e convenções nacionais para também para a revista AutoPower.

Migrou para a Carro, Motorpress Brasil em maio de 2007 e até junho de 2008 ficou na criação, apuração e redação de reportagens sobre automóveis, tecnologia e comportamento; cobertura de lançamentos de produtos e convenções nacionais, produção para revistas e sites Carro e Maxi Tuning.

Ainda como estagiário foi para a Autoesporte, Editora Globo em Junho de 2008. Ficou na revista até dezembro de 2010 e além das funções anteriores acumulou a administração de redes sociais da marca Autoesporte. Neste período teve passagens pelas revistas Autoesporte (automóveis), Quem (celebridades) e a área de Novos Projetos (para Pão de Açucar, Gafisa e Fiat).

De janeiro de 2011 até maio de 2013 assumiu como repórter da Autoesporte fazendo a apuração e redação de reportagens sobre automóveis, tecnologia e comportamento para revista impressa e meio digital (site e tablet), presença nas redes sociais. Produção e roteiro de vídeos, também faziam parte do trabalho.

Entrou na revistas GQ Brasil, da editora Globo CondéNast em Julho de 2011 onde permanece em reportagens sobre automóveis e lifestyle.

Na rádio CBN, está desde Janeiro de 2011 com a coluna mensal, ao vivo às terça-feira e gravado aos domingos. Atua também no BT Experience, Monet, GloboEsporte e nestes veículos além de automóveis, escreve sobre televisão e futebol.

Ricardo foi editor-assistente da Autoesporte, Editora Globo, de Junho até setembro de 2013. Lá cuidou da edição, criação e redação de reportagens sobre automóveis, tecnologia e comportamento para revista impressa e digital (site e tablet). Atuou ainda na administração da marca nas redes sociais com estudo e desenvolvimento de ações específicas, produção e roteiros de vídeos, cobertura de lançamentos de produto e convenções internacionais.

Toda essa jornada foi reconhecida em vários prêmios. Traz na bagagem o Prêmio Editora Globo de Jornalismo, de Furo de reportagem em Junho de 2013; revelação em primeira mão no mundo do VW Taigun, às vésperas do Salão do Automóvel de 2012, com a divulgação do nome e as primeiras imagens antes da apresentação oficial.

Recebeu Prêmio Editora Globo de Jornalismo em Junho de 2013, como a Marca do Ano; e graças ao trabalho feito em 360 graus pela equipe, da qual faz parte, a Autoesporte (revista e site) atingiu recordes de público e gerou projetos inovadores na área digital.

Como Melhor vídeo conquistou o Prêmio Editora Globo de Jornalismo em junho de 2012. Fez a pauta, produção, roteiro e divulgação do vídeo de avaliação do DeLorean DMC-12 em 2011. O carro foi utilizado no filme De Volta Para o Futuro. O clipping está disponível no link: http://bit.ly/11X2Toz .

Em maio de 2012 recebeu o Prêmio AEA de Meio Ambiente na matéria desenvolvida em colaboração com o editor Hairton Ponciano Voz, que confrontou carros híbridos e flex em busca do carro mais econômico do país. A reportagem está na íntegra no link: http://glo.bo/13khw3p .

Após cinco anos na equipe da revista Autoesporte, período que classifica como “incrível” para sua carreira, Ricardo Sant’Anna despediu-se da publicação em 25 de setembro de 2013. Tirou uma semana de férias para começar em seguida como editor-assistente do Webmotors, no time coordenado pelo editor Rodrigo Ferreira.

 

 

 

Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)