APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Roberta Salinet

Roberta Salinet

Repórter de televisão premiada, está no Grupo RBS desde 1992. Passou pela rádio Atlântida e foi classificada entre os finalistas do prêmio Esso 2013.

Roberta Inês Salinet faz aniversário em 29 de dezembro, nasceu em Passo Fundo/RS. Começou a estudar Comunicação com ênfase em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife; chegou a cursar Cinema na ESPM em São Paulo, antes de voltar a Passo Fundo. É graduada em Letras (turma de 2000) e também em Jornalismo pela UPF, Universidade de Passo Fundo, desde 1998.

A primeira função no jornalismo foi de locutora na Rádio Atlântida de Passo Fundo. Ela permaneceu lá por cinco anos. Seu novo desafio foi assumir como repórter e apresentadora do Jornal do Almoço em Erechim/RS, onde ficou por três anos. Sobre a trajetória afirma: “em essência, sou repórter da RBS TV”. Está no Grupo RBS desde 1 de setembro de 1992.

Em 2000, foi para Passo Fundo onde fez reportagens e apresentou o Bom Dia Rio Grande e o Jornal do Almoço. Migrou para a RBS TV de Porto Alegre (RS), em 2009, onde permanece como repórter do Jornal do Almoço, em outra praça.

O JA vai ao ar de segunda a sábado, às 12h e é o mais antigo telejornal da RBS TV. Marcado pela descontração e pelo jeito informal de transmitir as informações, o Jornal do Almoço reúne, em 45 minutos diários, assuntos tão diversos quanto cultura, variedades, noticiário, musicais, entrevistas ao vivo e comentários. Temas da atualidade, comportamento e os fatos da manhã fazem parte do menu.

Em maio de 2013 Roberta recebeu da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul o Prêmio Adpergs de Jornalismo, segunda edição, na categoria TV. Ela foi a vencedora com a reportagem O Pior lugar do mundo com a equipe de jornalistas Cristiano Mazoni, Paulo Sérgio Martins, Julio Ferreira e Greetchen Ihitz. A matéria, veiculada pela RBS TV/RS, também foi selecionada como finalista do Prêmio Esso de Jornalismo em outubro de 2013.

Como vencedora do Prêmio Adpergs  Roberta disse ao portal Coletiva.news: “Eu já estava bastante honrada em ser finalista, porque junto comigo estava concorrendo um colega que respeito e admiro muito, que é o Marcelo Canelas. Vencer foi especial, principalmente porque o tema da nossa reportagem era o sistema carcerário, assunto que me interessa muito”.

Na entrevista ela falou ainda sobre o dia a dia no jornalismo: “O que me dá prazer é sair de casa sempre sem ter certeza de onde posso acabar o dia, com a expectativa de qual história eu vou contar, quem vou conhecer, o que vou aprender, e como aquilo será relevante para o público”.

Nos planos para o futuro Roberta que fez o primeiro documentário na África, em 2008 quer “continuar documentando histórias” e pretende fazer um curso de especialização em Direitos Humanos.

 

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Foto - Crédito: Dalmir Pinto

http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/noticia/2011/12/jornal-do-almoco.html

http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=50364

http://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=17479

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)