APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Roberto D'Ávila

Roberto D'Ávila

Âncora do programa de entrevistas que leva seu nome, na GloboNews, já conversou com grandes personalidades, ao longo de mais de 40 anos de carreira. Trabalhou nas principais emissoras brasileiras, criou e comandou programas líderes de audiência. Fundou empresas de comunicação e no Rio foi vice-prefeito e entre tantos cargos governamentais, foi secretário do turismo e depois, do meio ambiente.

Roberto D'Ávila nasceu na capital paulista em 13 de fevereiro de 1949. É bacharel em Direito, formado pela Universidade de São Paulo e em História pela Universidade de Paris, Faculdade de História Jussieu – Paris VII França (1973/74). Integrou o Centro de Formação de Jornalistas de Paris - Escola de Jornalismo França (1974 e 1975) e em 1996 frequentou a Universidade de Harvard como Guest Student em Ciências Políticas em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

A trajetória no jornalismo iniciou-se quando integrou o Centro de Formação de Jornalistas de Paris, foi correspondente em Paris entre 1976 e 1979. No Brasil começou na TV com o programa Abertura, dirigido por Fernando Barbosa Lima e exibido pela extinta Rede Tupi.

Já em 1980 tornou-se apresentador e diretor de Jornalismo dos programas Canal Livre da Rede Bandeirantes de Televisão e em 1982, no Um Nome na História da Rede Educativa de Televisão.

Já na Rede Manchete de Televisão, dirigiu e apresentou os programas, Conexão Internacional, Diálogo e Persona.

Entre 1984 e 1990 atuou como supervisor das séries Xingu, Kuarup, Os Brasileiros e o Japão, Uma Viagem no Tempo.

Em 1998 iniciou seu trabalho como apresentador e diretor do programa Conexão Roberto D'Avila na Tv Cultura, que em 2008 passou a ser transmitido pela Tv 2.

Criou e dirigiu várias empresas de comunicação: em 1982 fundou Intervídeo Comunicações; em 1989, a Interpress Comunicações, e desde 1991 a Intervídeo Publicidade. Foi sócio e diretor da CDN – Companhia de Notícias entre 2003 e 2006 e da ACI - Agência de Comunicação Integrada.

No Congresso Nacional foi deputado constituinte eleito por mais de 70 mil votos, presidente da subcomissão de Relações Internacionais da Câmara dos deputados e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia entre 1986 e 1990.

Foi vice-prefeito entre 1988 e 1992 do Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro foi secretário de Turismo, Esportes e Cultura – 1989.

Foi secretário de Meio Ambiente e Projetos Especiais; presidente do Comitê do Meio Ambiente – CONEMA; presidente do Conselho Administrativo do Controle de Fundos para o Meio Ambiente; presidente do Comitê para a Defesa Ambiental da Costa; representante no Conselho Nacional do meio Ambiente – CONAMA; responsável pela Conferência das Nações Unidas para o meio Ambiente e Desenvolvimento – UNCED 1990 à 1994.

Em 2004 tornou-se assessor da Telecom Itália.

Conhecido por entrevistar personalidades de peso, o jornalista já conversou com nomes como: Vinicius de Moraes, Woody Allen, Gabriel García Márquez, Nancy Reagan, Oscar Niemeyer, Fidel Castro, Desmond Tutu, Jorge Amado, Tina Turner, Catherine Deneuve e Lula, entre muitos outros, Roberto D'Avila estreou na GloboNews com um programa de entrevistas semanais.

A estreia de Roberto D´Avila na GloboNews foi para ao ar na madrugada do sábado para domingo, dia 22 março de 2014, à 0h05 da madrugada (com reprises ao longo da semana, como no domingo, às 12h30 e na quinta-feira, às 19h05). Para o primeiro programa trouxe com exclusividade o presidente do Supremo Tribunal Federal, o chefe do Poder Judiciário brasileiro, Joaquim Barbosa.

A apresentação do programa de abertura já deu o tom ao que vinha: “controverso, enfático, singular, Joaquim Barbosa”. As palavras surgiam com uma imagem em preto e branco, mostrando o ministro de costas com sua tradicional capa preta, usada nas sessões dos julgamentos. O mineiro de Paracatu é também o primeiro negro a assumir o STF.

 

 

Atualizado em março/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://globotv.globo.com/globonews/roberto-davila/t/veja-tambem/v/roberto-davila-estreia-na-globonews-com-programa-de-entrevistas/3135494/

http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2014/03/20/joaquim-barbosa-da-entrevista-a-roberto-davila/

www.globonews.com.br

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)