APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Roberto Vieira

Roberto Vieira

Fascinado pelas letras e por futebol, acabou reconhecido entre os cronistas esportivos ao escrever textos plenos de poesia na Internet e livros sobre a história do futebol pernambucano

Roberto Vieira nasceu em 1964. É médico oftalmologista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). Mora em Recife (PE).

Em 2006, teve seu conto Sándor – sobre um possível diário de Sándor Kocsis, jogador-artilheiro húngaro que perdeu a final da Copa do Mundo de Futebol da Suíça 1954 para a seleção alemã e, anos depois, se suicidou – escolhido para publicação no caderno Especial de Contos do jornal O Estado de S.Paulo. Fascinado por futebol, tornou-se cronista esportivo escrevendo na Internet.

Desde junho de 2007, mantém um blog sobre futebol alocado no portal Blogger – além de outro, no portal UOL, desde maio de 2008 –, onde seu texto inovador e pleno de sensibilidade conquistou uma legião de admiradores. Um deles, Juca Kfouri, começou a republicá-los no Blog do Juca, dando mais destaque ainda ao escritor.

Roberto publica seus textos também no site Memória do Futebol, desde junho de 2007.

É coautor dos livros O Clássico dos Clássicos – 100 anos de História (Edição dos Autores, 2009) e Reis do Futebol Pernambucano – Técnicos (Coqueiro, 2012), com Carlos Celso Cordeiro e Lucídio José de Oliveira. Escreveu, ainda, Pernambuco e a Copa do Mundo: 1930-1950 (Edição do Autor, 2010) e No Blog do Juca Kfouri – A poesia do futebol (Maquinária, 2012).


Atualizado em julho de 2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)