APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Roberto Villar

Roberto Villar

Especializado em jornalismo ambiental. Trabalhou na Rádio Gaúcha AM e no jornal Oi Menino Deus, em Porto Alegre. É colaborador da revista Campo Aberto, jornal Extra Classe, EcoAgência Solidária e Agência IPS de Notícias, no RS. Vencedor do IV Prêmio Confea de Jornalismo, é autor do Manual de Emergência para Desastres Ambientais no RS e do Blog do Villar.

Roberto Villar Belmonte é gaúcho de Porto Alegre (PA). Possui bacharelado em Jornalismo pela Famecos da PucRS, com especialização em Estudos Linguísticos do Texto e diploma do Instituto de Letras da Ufrgs (RS).
 
Iniciou no jornalismo em 1991 como repórter de assuntos gerais da Rádio Gaúcha 600 AM de Porto Alegre (RS). No ano seguinte teve a oportunidade de cobrir os debates e discussão sobre o meio ambiente promovido pelo Eco-92 e a Rio+20 e desde então passou a acompanhar a área ambiental. Na época também cobriu pela rádio, onde atuou  na função por cerca de dez anos, e como freelance do jornal de bairro Oi Menino Deus, a Unced no Rio de Janeiro (RJ) e, em 1996, a Habitat II em Istambul (Turquia).
 
Em 1993 começou a escrever como repórter frila para  revista Campo Aberto, do grupo gaúcho Massey Ferguson, sobre temas de meio ambiente, agricultura, e mantém o posto.
 
No período passou a integrar o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), participou de dois congressos da Federação Internacional de Jornalismo Ambiental (Ifej) nas cidades de Paris (França) e Boston (EUA), e escreveu o Manual de Emergência para Desastres Ambientais no Rio Grande do Sul, publicado em 1994 pelo grupo; também na época foi um dos fundadores da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (Red) que integra Rede de Comunicación Ambiental de America Latina y el Caribe (Redcalc) e a EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais,  que a partir de então passou a escrever regularmente.
 
Em 2004 publicou artigos nos livros Formação & Informação Ambiental, pela Summus, e o Manual de Comunicação e Meio Ambiente, pela Peirópolis, entre outras obras posteriores.
 
Desde 2005 colabora com o jornal Extra Classe, do Sinpro/RS (entidade sindical que representa os professores da rede privada de ensino do RS), na produção e edição de reportagens e artigos sobre temas ambientais e de sustentabilidade.
 
Durante o ano de 2006 colaborou com a Agência IPS de Notícias na cobertura da COP 8 da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Curitiba (PR); elaborou para o Greenpeace o relatório Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas, e escreveu para as revistas do grupo Homem Vogue. Em 2008 participou da Expedição Origem Crioula (Uruguai, Argentina, Chile e Brasil) realizada pela Revista Crioulos, dedicada aos criadores e amantes de cavalo.
 
Em 2010 lançou o Blog do Villar - O ponto de vista cria o objeto, dedicado a notícias e temas de comunicação, agricultura, meio ambiente e skate.
 
Reconhecido como um dos pioneiros no jornalismo ambiental do RS, Roberto Villar é vencedor do IV Prêmio Confea de Jornalismo, na categoria Internet, com reportagem sobre educação rural em Três Passos (RS) Hijos enseñam a sus padres agricultura familiar, veiculado na Agência IPS. Anteriormente, recebeu dois prêmio ARI, em 1994 e 1996, pelas reportagens e coberturas realizadas para o jornal Oi Menino Deus, sobre temas ambientais.
 
 
Atualizado em setembro/2013 - Portal dos Jornalistas
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)