APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Robson do Val

Robson do Val

Autor de mais de trinta documentários, passou pelas emissoras Globo, SBT, Cultura e Rede Brasil. Escreveu o livro "Roma Negra" relacionado à formação étnica, social e religiosa da Bahia.

Robson do Val nasceu em Salvador/Ba, em 15 de agosto de 1964. Se formou jornalista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Salvador.

Iniciou a carreira de jornalista em 1987 na TV Itapoan em Salvador. Trabalhou em algumas das principais redes de TV do país como, Globo, SBT, Cultura e Rede Brasil. Nas emissoras, exerceu as funções de repórter, apresentador e editor.

Passou pela TV Suabé (afiliada à Globo) em 1988. Em seguida, ficou por cinco anos na TV Bahia, de 1989 a 1994. No ano seguinte atuou pela CNT e logo se transferiu para a TV Aratu, afiliada ao SBT na Bahia.

Em 1997 entrou para a TVE Bahia, na emissora, exerceu as funções de repórter, editor e apresentador até o ano de 2012, quando se desligou da emissora e passou a atuar como apresentador na rádio Baiana 89.3 FM.

Produziu e dirigiu mais de trinta documentários para a televisão brasileira, sobre os mais variados temas. Nesses trabalhos, registrou desde a biografia de personalidades influentes, como Jorge Amado, Pierre Verger, Antônio Carlos Magalhães e Irmã Dulce, até as manifestações da cultura popular nordestina e os aspectos da influência africana na formação da identidade brasileira.

Esteve por um breve período prestando serviços a RTP de Portugal onde produziu um documentário, além de diversas reportagens sobre as festas de junho naquele país.

Apresentou programas jornalísticos em emissoras de rádios baianas e escreveu para jornais locais.

Em 2013, lançou o livro Roma Negra, romance histórico com tema relacionado à formação étnica, social e religiosa da Bahia, baseada numa ampla pesquisa em jornais do século XIX. Atualmente organiza conferências sobre o Poder da Comunicação e se dedica a novas pesquisas históricas que resultarão em novos trabalhos literários.

 

 

Atualizado em fevereiro/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações forncidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)