APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rodrigo Gini

Rodrigo Gini

Jornalista especializado em automobilismo. Trabalhou por mais de 19 anos no jornal Estado de Minas, onde foi subeditor do caderno de Esportes do Jornal Estado de Minas, assinou a coluna ‘Sexta Marcha’ e editou o blog de mesmo nome, que segue com as coberturas nacionais e internacionais. Apaixonado pelo automobilismo, tem se arriscado na carreira de piloto de competição.

Rodrigo Gini Madeira nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 04 de outubro de 1973. Mudou para Belo Horizonte e estudou Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1995.

Antes mesmo de formar, fundou, junto com um colega de sala, uma pequena empresa de produção e publicação de jornais impressos. Chegaram a fazer duas edições do Pódium, jornal de esporte especializado, e receberam vários projetos para outros jornais.

No penúltimo semestre da faculdade, passou em uma seletiva para um curso de uma semana na redação do Estado de Minas. Em junho de 1996, chamaram o jornalista e lhe ofereceram uma vaga de repórter trainee no caderno Gerais, onde permaneceu por pouco tempo, quando, então, foi transferido para a editoria de esportes.

Em 2004, foi convidado a assumir o cargo de Subeditor de Política, no jornal Estado de Minas função que exerceu por quatro anos. Entre 2008 e 2010, atuou como repórter especializado em automobilismo e subeditor do caderno de Esportes.

No início de 2010, recebeu um convite para ser editor do portal SuperEsportes, também do Estado de Minas, onde ficou por pouco tempo. Seus textos também eram publicados nos portais Uai e iG (no blog Vrum). Entre junho de 1997 e julho de 1999, colaborou para o site Cyclingnews.com.

Em setembro de 2010, retornou para o Estado de Minas, e reassumiu a função de subeditor de esportes. Em todo o período trabalhou no jornal por 19 anos e quatro meses. Deixou a função de subeditor de Esportes em setembro de 2015.  A coluna fez tanto sucesso que, em fevereiro de 2010, foi criado um blog de mesmo nome, em um espaço que não se restringiu a assuntos relacionados à Fórmula-1, mas também sobre as mais variadas modalidades do automobilismo. A coluna também foi veiculada desde 2010, semanalmente no Correio Braziliense, do Grupo Diários Associados.

Em setembro de 2015 o blog Sexta Marcha permanece no ar.

Rodrigo já participou de grandes coberturas esportivas, como os Jogos Pan-Americanos de 2003, realizados na República Dominicana, além de diversas edições do “Grande Prêmio de Fórmula 1”, não só no Brasil, mas em vários países, como Estados Unidos, França e Alemanha.

Apaixonado pelo automobilismo desde criança, Rodrigo leva o gosto pela velocidade ainda mais longe e, desde 2009, tem se arriscado como piloto, tendo participado de vários campeonatos como o Mineiro e Brasileiro de Rali de Velocidade.

Rodrigo é proprietário da Sportsplace uma loja virtual lançada em março de 2015, em Belo Horizonte, para os amantes dos esportes sobre rodas (automobilismo, motociclismo e ciclismo), por um apaixonado. Tem na prateleira virtual artigos diferenciados de pilotos e equipes do Brasil e exterior, material para a prática de esportes.

 

 

Atualizado em setembro/2015 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

https://www.linkedin.com/pub/rodrigo-gini/79/211/847

http://www.dzai.com.br/gini/blog/sextamarcha

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)