APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rodrigo Lara Mesquita

Rodrigo Lara Mesquita

Bisneto do fundador do Estadão é Jornalista com formação em História. Atua em tecnologias de informação e novas possibilidades de interação com o público, desde 1988. Começou como repórter do Jornal da Tarde, em 1976.

Rodrigo Lara Mesquita natural da cidade de São Paulo/SP, nasceu no dia nove de março de 1954. É formado em História pela FFLCH-USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo e em Ecodesenvolvimento que cursou como assistente na École des Hautes Études (Paris, França).

Foi redator de política internacional, sub-editor, editor, editor-chefe e repórter especial do Jornal da Tarde, onde começou a trabalhar em 1976. Publicou vários trabalhos na área de política internacional tais como a guerra Irã-Iraque, a guerra das Malvinas, entre outros. O JT  foi descontinuado em 31 de outubro de 2012.

Em 1988, assumiu a diretoria geral da Agência Estado. Através das TICs, abriu a empresa para ao mercado e desenvolveu o projeto Broadcast, empresa líder do mercado brasileiro de informação eletrônica para o mercado financeiro desde 92. A Agência Estado (AE) serve cerca de oito mil pontos no Brasil com informações. Sob sua gestão, a Agência Estado conheceu um desenvolvimento sem precedentes, inaugurando e consolidando uma atuação pioneira no campo das informações financeiras em tempo real. Em 2013 a agência é provedora de informação para mais de 90% dos grandes portais de conteúdo nacionais e 300 veículos de mídia. Produz mais de 1.000 notícias por dia com uma equipe de cerca de 150 jornalistas especializados em tempo real.

Neste mesmo ano, aproximou-se do Media Lab, ‘laboratório’ de mídia do M.I.T, entidade da qual foi pesquisador afiliado durante um período da gestão de Nicholas Negroponte e Walter Bender.

Foi presidente da Fundação SOS Mata Atlântica e tem tido atuação destacada no movimento ambientalista. Contribuiu na concepção do Programa Nossa Natureza, que lançou as bases de uma nova política ambiental e territorial para a Amazônia.

É o autor de uma série de reportagens sobre o litoral brasileiro, sua exploração, ocupação e preservação. Publicou vários artigos sobre o complexo estuarino do Lagamar (Cananéia-Iguape) e sobre os problemas do zoneamento e do ordenamento territorial na Amazônia.

Concebeu, organizou e participou de todas expedições do projeto Rio Demene - um caminho para a Amazônia. É empresário e membro do Conselho Consultivo Externo do Núcleo de Monitoramento Ambiental e de Recursos Naturais por Satélites, CNPM, Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento por Satélite, da EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

É proprietário da RS (radiumsystems), empresa de serviços de articulação de públicos e conexões na web. Sócio diretor da Radiumsystems, empresa que concebeu e gere a rede social PEABIRUS.

É fundador do Instituto Peabirus (abril de 2003) e foi seu primeiro presidente. Hoje, está no Conselho da entidade. A palavra peabirus de acordo com o site era usada para conceituar “os são antigos caminhos utilizados pelos índios do Brasil ligando o litoral ao interior do continente”. A ideia é a de trazer o conceito para “os novos caminhos, o novo sertão a ser conquistado, estão nos limites da Rede”.

Em função desta visão, o Instituto Peabirus mantém de forma gratuita e aberta a arena digital http://www.peabirus.com.br. Um laboratório para milhares de comunidades (veja aqui alguns exemplos) e seus processos de articulação de novos caminhos, num mundo sem fronteiras e conectado em tempo real.

Sobre os rumos da os rumos da internet no Brasil e o processo que estamos vivendo de evolução tecnológica, Rodrigo aponta um cenário no post do Myspace: "Este processo está nos levando para um novo ecossistema social, político e econômico. O que vai ser este novo ecossistema só o tempo dirá" sentencia.

Filho de Ruy Mesquita Filho, falecido em 21 de maio de 2013, disse após a morte do pai: "Ele foi o último grande jornalista do século XX”. É irmão de Fernão Mesquita, Ruy Mesquita, conhecido como Ruyzito, e João Mesquita. Filhos da quinta geração dos donos de O Estado de São Paulo.

 

 

Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.youtube.com/user/rmesquita123

http://www.peabirus.org.br/

http://www.linkedin.com/in/rmesquita

http://www.myspace.com/246633458

www.integraminas.mg.gov.br/profile/rodrigolaramesquita

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)