APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rodrigo Neto

Rodrigo Neto

Repórter investigativo, atuante na Região Metropolitana do Vale do Aço. Passou pelas redações dos jornais Diário de Caratinga, Diário do Aço, Diário Popular e Vale do Aço e da rádio Vanguarda. Foi assassinado em 9 de março de 2013

Rodrigo Neto de Faria nasceu em 3 de outubro de 1974, em Caratinga (MG). Formou-se bacharel de Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga (Fadipa/MG), em 2012.
 
Começou a carreira no Diário de Caratinga, onde atuou entre 2001 e 2002. Mudou-se então para Ipatinga (MG), disposto a tornar-se delegado de Polícia. Trabalhou como repórter policial nos jornais Diário do Aço e no Diário Popular e repórter de Geral na rádio Itatiaia, todos na Região Metropolitana do Vale do Aço. Fez estágio na Câmara Municipal de Ipatinga e, em seguida, foi contratado como assessor de Imprensa da Prefeitura local.
 
Desde 2006, passou a atuar na rádio Vanguarda, de Ipatinga, apresentando com Adair Alves, o Carioca, o programa Plantão Policial. Cobriu para a emissora os casos da Chacina de Belo Oriente, do assassinato da missionária Anelise Teixeira (1969-2007), dos extermínios do matador da Moto Verde e da Chacina do Revés do Belém, crimes ainda impunes e que envolvem policiais em grupos de extermínio. Entrevistou, em janeiro de 2010, o foragido da Justiça Adriano Rodrigues Miranda, mais conhecido como Adriano Pitbul, envolvido em crimes de pistolagem, que acusou um ex-prefeito de Tarumirim de ser mandante de crimes.
 
Paralelamente, decidiu voltar a trabalhar na Imprensa Escrita, desta vez no jornal Vale do Aço. Uma semana depois de iniciar no novo emprego, foi assassinado em 9 de março de 2013, pouco depois de deixar a redação. Já temia pela própria vida; foi alvo de diversas ameaças em razão das denúncias que fazia e chegou a prestar depoimento junto à Corregedoria da Polícia Civil.
 
Casado, deixou mulher e um filho de seis anos.
 
Recebeu da Câmara Municipal de Ipatinga a Medalha de Mérito Legislativo em 2010 por sua atuação como repórter investigativo.
 
 
 
 
Atualizado em março de 2013 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)