Rodrigo Petry

    Rodrigo Petry é natural de Porto Alegre, concluiu bacharelado em Jornalismo em 2006 pela Unisinos – Universidade do Vale do Rio do Sinos em São Leopoldo – Rio Grande do Sul.

    Complementou sua formação com cursos na área de economia. Fez Varejo em 2011 na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), na Fundação Armando Alvarez Penteado (FAAP-SP) fez MBA e aprofundou conhecimentos nos temas nacionais com o Agenda Brasil (em 2010).

    Já havia passado pelo Economia básica, fundos de investimentos e finanças corporativas, curso da Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid/SP) de janeiro a abril de 2009; o Panorama Econômico e Social do Brasil, ministrado para jornalistas no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea/SP) de agosto a setembro de 2009; o Curso sobre indicadores econômicos, ministrado para jornalistas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/SP) de julho a agosto de 2009 e o curso realizado pela Aduaneiras – Básico de Comércio Exterior e Análise de Tributação na Importação e Exportação (em 2007).

    O gaúcho, Rodrigo Petry chegou à Agência Estado em novembro de 2006, após passagens pela assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do RS e pela equipe de reportagem do jornal O Sul.

    Chegou no Jornal O Sul em dezembro de 2002 para uma temporada que se estendeu até outubro de 2003, em Porto Alegre, quando mudou-se para o município de Canoas e foi atuar como repórter na Prefeitura da cidade até setembro de 2004. As duas cidades ficam no Rio Grande do Sul.

    Ainda como assessor de imprensa retornou a Porto Alegre e trabalhou na Assembleia Legislativa por quase dois anos. Ficou na assessoria governamental das atividades parlamentares de outubro de 2004 a junho de 2006. Mudou-se para a capital paulista.

    Como repórter da AE Broadcast (Agência Estado) prestou serviços de tempo real para o mercado financeiro e de capitais desde novembro de 2006. Por mais de 7 anos esteve ligado ao Estadão onde atuou como repórter de macroeconomia e política, entre novembro de 2006 e julho de 2007, foi repórter do AE Comércio Exterior, entre agosto de 2007 e julho de 2008; e desde agosto de 2008 acompanhou segmentos ligados ao consumo (varejo e telecomunicações) e a área de tecnologia e telecomunicações.

    No trabalho diário além das informações postadas no jornal impresso e online desenvolvia entrevistas para o canal de notícia web/tv. Ao vivo nessa matéria o Petry, comenta o forte crescimento do segmento de varejo em 2008, a despeito da crise. A matéria foi ao ar em dezembro de junho de 2009.  

    No blog do Estadão Seu Bolso fazia comentários e análises. Em copyright (com direitos autorais da AE) os textos de Rodrigo podiam ser lidos em vários outros veículos, como é o caso da matéria Preço mínimo pode ajudar mercado legal, diz Souza Cruz publicada pela economia da revista Isto É Dinheiro, online, em abril de 2012.

    Petry deixou o Grupo Estado em meados de dezembro de 2013, após completar mais de sete anos na casa.

     

     

    Atualizado em dezembro/2013 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    http://br.linkedin.com/pub/rodrigo-petry/29/370/743

    http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/tag/rodrigo-petry/