APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rodrigo Rodrigues

Rodrigo Rodrigues

Apresentador do Bate-Bola, da ESPN, teve início de carreira eclético, atuando em várias TVs. Também escreveu livro, sobre a banda Blitz.

Rodrigo Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 18 de abril. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), em 2001.
 
Começou a carreira na televisão em 1995 como apresentador do quadro Teentrevista do programa Convocação Geral, da RedeVida! (RJ). Nesta época estava cursando Educação Artística na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Após a experiência na tevê, decidiu abandonar o curso e ingressar no Jornalismo.
 
Passou por três instituições de ensino, todas com Bolsa Apresentador, graças à experiência acumulada na RedeVida!, onde ficou até o final de 1996. Na Universidade Estácio de Sá (RJ) apresentou e produziu o Clip Brasil e foi repórter e editor do Estácio no Ar – apontado como o melhor telejornal universitário do País na Expocom 1999. Migrou para a UTV (RJ), onde apresentou o programa Caderno U, uma revista semanal de comunicação.
 
Já na UGF, no ano 2000, passou a produzir o Usina, nos moldes do Caderno U. No mesmo ano recebeu convite para fazer parte da produção do  Rock in Rio III, como produtor e repórter da TV Mundo Melhor (RJ). Atuou na rádio Cidade (RJ) e, em seguida, na 102,9 (RJ), conduzindo o programa Estúdio ao Vivo. No ano seguinte foi para a TV Cultura (SP) ser repórter do programa Vitrine, apresentado então por Macelo Tas, lá permanecendo até 2003. 
 
Em 2004 foi para o SBT (SP), como repórter do programa Cor de Rosa. Participou do programa anual Teleton. Esteve na TV Bandeirantes (SP) em 2005, atuando como repórter do programa De Olho nas Estrelas, apresentado por Leão Lobo. No mesmo ano recebeu convite para voltar ao Vitrine, dessa vez como apresentador, ao lado de Sabrina Parlatore. Na Cultura apresentou ainda, o Festival Cultura e participou pela segunda vez do Teleton, agora pela Fundação Padre Anchieta. Em 2006 passou a ancorar o Cultura Meio-Dia. Em setembro daquele ano voltou para o Vitrine, onde ficou até 2010, ano em que deixou a emissora.
 
Lançou As Aventuras da Blitz (Ediouro, 2008), livro que conta a história da banda Blitz fundada por Evandro Mesquita. Aproveitou a oportunidade e lançou a sua própria banda, a SoudTrackers, que se tornou popular na noite paulistana. A banda lançou o CD Os Tocadores de Trilhas: Ao Vivo (Tratore, 2010).
 
No começo de 2011 aceitou o desafio de José Trajano para trocar a editoria de Cultura pela de Esporte e passou a integrar a equipe da Espn Brasil, comandando o programa Bate-Bola 2ª edição. Na rádio Estadão ESPN (SP), apresentou o Bola e Música, misturando as duas paixões, de abril a outubro de 2011. Lançou o segundo livro: o Almanaque da Música Pop no Cinema (Casa da Palavra, 2012), uma de suas especialidades. Migrou para a TV Gazeta em 2014, para apresentar o Ouça, programa semanal de música. Lançou outro livro (desta vez também em eBook) London London: O único guia para conhecer Londres utilizando o metrô (Faro Editorial, 2014).
 
Em junho de 2015 estava de volta à Espn, apresentando o Resenha Espn, programa dominical de debates esportivos, mas acabou retornando à TV Gazeta, em agosto de 2016, para apresentar o programa 5 Discos. Não teve sorte: a emissora da Fundação Cásper Líbero extinguiu a sua produção de Conteúdo em razão da crise econômica, em outubro de 2016 e a produção do programa foi descontinuada. Lançou, ao menos, o seu quarto livro: Paris, Paris: Conheça a cidade luz utilizando o metrô (Faro Editorial, 2016).
 
Foi guia turístico na Flórida por três temporadas. É sócio do Soundtrackers Cafe (SP), localizado na Praça Benedito Calixto.
 
 
Atualizado em outubro de 2016 
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)