APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ronaldo Lemos

Ronaldo Lemos

É especialista em Direito e Tecnologia. Escreve semanalmente para a Folha de São Paulo e mensalmente para a Revista Trip. Contribuiu para publicações como a revista Foreign Affairs, Bravo! e Harper´s Bazaar.

Ronaldo Lemos, mineiro, nasceu em Araguari/MG, em 25 de março de 1976.  Deixou Araguari aos 16 anos e foi para São Paulo, onde morou por dez anos e cursou Direito na USP, em 1998. Em 2003, concluiu um mestrado em Direito, na prestigiada Universidade Harvard (EUA) e doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, em 2004.

O plano original de vida era de uma carreira promissora nos Estados Unidos e só voltar para o Brasil para colher os frutos da trajetória internacional. A estratégia, contudo, foi definitivamente solapada por um convite: voltar ao Brasil – e para seus problemas – para ajudar a fundar a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio, onde fundou o Centro de Tecnologia e Sociedade da escola, em 2003.

Foi presidente do iCommons de 2006 a 2008, organização voltada ao compartilhamento de conteúdo online. É diretor do Creative Commons Brasil, professor visitante na universidade de Princeton e professor titular e coordenador da área de propriedade intelectual da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. Fundador do Overmundo.

É um dos 13 membros do Conselho de Comunicação Social, criado pelo artigo 224 da Constituição Federal, tendo por atribuição elaborar estudos, pareceres e recomendações, entre outras solicitações dos parlamentares, sobre temas relacionados à comunicação, mídia e liberdade de expressão.

É também membro do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, coordenado pelo Ministério da Justiça.

Ronaldo envolveu-se ainda no projeto de criação do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV, que ele continua dirigindo. Seu trabalho no CTS, em parceria com o Ministério da Justiça, culminou na criação do Marco Civil da Internet, projeto de lei que visa estabelecer direitos e deveres na utilização da web no Brasil. É um conjunto de regras que, quando for aprovado pelo Congresso Nacional, tocará a vida de todos os usuários plugados na rede.

É o autor de artigos publicados em nove livros, autor, dentre outros, do Direito, Tecnologia e Cultura, e do livro Tecnobrega: O Pará Reinventando o Negócio da Música.

Entre os prêmios e títulos estão: vencedor, em 2007, da categoria Digital Communities, Ars Electronica do prêmio Golden Nica - Prix Ars Electronica 2007 com o site Overmundo. E em 2003 como diretor do Projeto Creative Commons no Brasil, Creative Commons, pela Universidade de Stanford.

Foi curador do TIM Festival entre 2005 e 2008. Fez parte do juri do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia em 2009. É curador da Enciclopédia de Arte & Tecnologia do Itaú Cultural. Escreve mensalmente para a Revista Trip, além de contribuir para outras publicações como a revista Foreign Affairs, Bravo! e Harper´s Bazaar.

Ronaldo apresentou na MTV Brasil um novo programa chamado Mod MTV, focando em tecnologia e tendências, que estreou no dia 25 de abril de 2011.

Escreve semanalmente para a Folha de São Paulo e mensalmente para a Revista Trip.

 

 

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/ronaldolemos/2013/05/1277596-design-e-novo-mba-afirma-diretor-do-mit-media-lab.shtml

http://t.co/LTYjEEkUFK

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/e-preciso-apostar-no-brasil

http://www.overmundo.com.br/tag/open-business

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)