Roseli Tardelli

    Roseli Tardelli nasceu em 1965. É jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero (SP) e fez mestrado em Jornalismo na Universidad de Las Ciências de La Información de Navarra (Espanha).
    Foi apresentadora dos programas Opinião Nacional e Roda Viva na TV Cultura. Neste, foi a primeira mulher a apresentar o tradicional programa de entrevistas da televisão brasileira. Também foi pioneira ao ser a primeira mulher a ancorar um radiojornal, o Jornal Eldorado, na rádio Eldorado AM (SP), ligada ao grupo Estado. Ainda na emissora, criou e apresentou o programa Espaço Informal.
    Passou a dedicar-se ao tema da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) devido a um acontecimento familiar: a morte de seu irmão, o tradutor Sérgio Tardelli, falecido em 1994. A família entrou na Justiça contra o convênio médico, que recusou-se a atender o profissional. Este acontecimento foi notícia em alguns veículos de comunicação e tomou dimensões públicas.
    Na década de 2000, desenvolveu projetos de prevenção e informação sobre a doença para empresas e prefeituras. Lançou, em maio de 2003, a Agência de Notícias da Aids, que divulga informações e dados sobre a pandemia. O serviço informativo é distribuído para as redações de todo o País através de uma homepage. Nela, profissionais de comunicação encontram artigos assinados por especialistas na área de Saúde, textos produzidos por portadores da doença, dados sobre a evolução da epidemia no mundo e os resultados das pesquisas feitas em vacinas no combate à doença*. Ainda em 2003, criou o Camarote Solidário, que arrecada, durante a Parada do Orgulho Gay de São Paulo, mantimentos e demais donativos para pessoas que vivem em casas de apoio voltadas para portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
    Em agosto de 2009 levou a bem sucedida experiência brasileira a Moçambique, criando no país africano uma agência semelhante a brasileira, a Agência Sida (nos demais países lusófonos, a Aids é conhecida pela sigla em português, Sida).
    Atuou como repórter de Política no jornal O Estado de S.Paulo. Fora do Jornalismo, é curadora de eventos culturais e educacionais, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo.
    Integra, desde novembro de 2012, o Conselho Consultivo do Ranking J&Cia ? Os Mais Premiados Jornalistas Brasileiros.
    Atualizado em outubro/2012 – Portal dos Jornalistas
    Fonte:
    Jornalistas&Cia – edição 866A – Finalistas do prêmio Jornalistas&Cia/HSBC
    Em 2012, chegou a 1.200 o número de jornalistas, ativistas e integrantes da comunidade científica que recebem pautas atualizadas sobre o tema.