APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rosvita Saueressig

Rosvita Saueressig

Fundadora da Cooperativa de Jornalistas do Rio Grande do Sul e do Coojornal, um jornal alternativo que circulou entre 1975 e 1983, passou por Gazeta Mercantil e Valor Econômico, onde chefiou a área comercial e a os projetos especiais.

Rosvita Saueressig é gaúcha e iniciou a carreira fundando no estado natal a Cooperativa de Jornalistas, na qual também criou um jornal em novembro de 1975, o Coojornal, um dos principais veículos da imprensa alternativa brasileira. Ao lado de Rosvita participaram vários jornalistas da Folha da Manhã, periódico de Porto Alegre/RS. Diferentemente de outros jornais alternativos, o Coojornal não tinha viés político como o Opinião, o Movimento e o Versus, como lembra seus fundadores. O último número, o 78, circulou em março de 1983.

Com a extinção do jornal alternativo, Rosvita veio para São Paulo, onde foi por muitos anos editora da Gazeta Mercantil. Na década de 1990, cuidou da comunicação da Credicard.

Em 2000, foi convidada pelo jornalista Celso Pinto para integrar a equipe que fundaria logo depois o jornal Valor Econômico. Saueressig foi coordenadora de projetos especiais e gerenciou a área comercial da publicação, até deixá-la, em maio de 2012.


 


Atualizado em junho/2012 - Portal dos Jornalistas.

Fontes: Jornalistas&Cia, ed. 848. 

http://sul21.com.br/jornal/2011/06/coojornal-a-cooperativa-que-incomodou-a-ditadura/, acessado em maio/2012. 

http://sul21.com.br/jornal/2011/06/coojornal-um-alternativo-suprapartidario/, acessado em maio/2012.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)