APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rubem Barros

Rubem Barros

Diretor da Editora Segmento, foi editor assistente do caderno regional Nordeste (Ribeirão Preto) da Folha de S.Paulo e repórter do jornal Folha da Tarde.

Rubem Rabello Maciel de Barros nasceu em São Paulo, no dia 25 de agosto de 1963. É mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP), em 2011, e graduado em radialismo pela Faculdade Cásper Líbero, onde também cursou jornalismo (sem, no entanto, finalizar o curso).

No começo de sua vida profissional, atuou como editor de vídeo em duas produtoras pioneiras da produção independente nos anos 80: a JPO Produções e a Vídeo Verso.
 
Trabalhou no Vídeo Guia, da Editora Nova Cultural, editado por Luciano Ramos, e na editoria de esportes da Folha de S. Paulo. Foi editor assistente do caderno regional Nordeste (Ribeirão Preto), também da Folha de S.Paulo e repórter do jornal Folha da Tarde. Tempos depois, manteve uma coluna sobre livros na Revista da Hora, do jornal Agora S.Paulo. 
 
Trabalhou, durante sete anos, na Editora Nova Cultural, onde editou diversos títulos sobre entretenimento eletrônico.  Também colaborou com a Companhia de Notícias – CDN, na área de publicações corporativas.
 
Começou a trabalhar para a Segmento em 2005, como colaborador da revista Educação. De 2007 a 2011, foi editor das revistas Educação e Escola Pública, tendo concebido o projeto editorial para o lançamento desta última. Também foi o autor dos projetos editoriais de outros dois títulos da mesma editora: Ei – Educação Infantil e Quanta (2011-2013). 
 
Desde setembro de 2011, é de diretor editorial da Editora Segmento. Em seu tempo na editora, as revistas Escola Pública e Quanta receberam o prêmio Anatec de lançamento do ano, respectivamente Bronze (2008) e Prata (2012). 
 
É coautor do vídeo documentário Vai indo que eu já vou (2006), sobre a morte, título vencedor dos prêmios de crítica e público do Festival de Cuiabá (2007), na categoria melhor vídeo.
 
 
 
Atualizado em maio/2013 - Portal dos Jornalistas
Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)