APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rubens Valente

Rubens Valente

Repórter da Folha de S.Paulo em Brasília, traz na bagagem pelo menos 17 prêmios jornalísticos, entre eles, dois Esso(s). Passou pelo O Globo, pela sucursal paulista do Jornal do Brasil e da revista Veja. É autor do livro 'Operação Banqueiro'.

Rubens Valente formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1994.

Começou na profissão em 1989, quando tinha 19 anos. Trabalhou em jornais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; em Campo Grande (MS), no extinto jornal Diário da Serra, dos Diários Associados; em Cuiabá (MT), no Diário de Cuiabá e na Folha do Estado.

Foi repórter do jornal O Globo e teve rápidas passagens no Jornal do Brasil e na revista Veja, todos na capital paulista.

O jornalista é repórter da sucursal de Brasília do jornal Folha de S.Paulo, veículo em que trabalha há 17 anos não consecutivos. Foi repórter da coluna política Painel e repórter na editoria Brasil, em São Paulo, no mesmo jornal.

Com o jornalista Chico Otávio, ganhou o Prêmio Esso de Reportagem de 2001 com a matéria LBV - o império da boa vontade, publicada pelo jornal O Globo.

Recebeu, em equipe pela Folha de S.Paulo, o Prêmio Esso de Contribuição à Imprensa em 2013. Foi finalista do Prêmio Esso em 2002.

Com o colega Eduardo Scolese, conquistou em 2002 o Grande Prêmio Folha de Jornalismo. Em equipe, voltou a receber o Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 2010, com reportagens sobre a queda da ministra Erenice Guerra.

Foi vencedor, em dois anos seguidos, em equipe, do Prêmio de Excelência Jornalística da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), em 2012 e 2013.

Recebeu ainda outras distinções: três menções honrosas em três edições do Premio Latinoamericano de Periodismo de Investigación, do Ipys (Instituto de Prensa y Sociedad); 1º lugar na Categoria Especial do Prêmio do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, em 2011; Prêmio Cláudio Abramo de Jornalismo em 2000 (com Chico Otávio e Vannildo Mendes); Prêmio de melhores reportagens do ano do jornal O Globo em 2000 e 2001; Prêmio Marçal de Souza de Direitos Humanos do Mato Grosso do Sul de 1998.

Participou como palestrante de 9 congressos internacionais realizados pela Abraji e fez exposições em três Conferências Latinoamericanas de Jornalismo de Investigação.

Em janeiro de 2014 Rubens lançou o livro Operação banqueiro (Geração Editorial). A obra é o resultado de quatro anos de investigações do repórter de Folha de S.Paulo em documentos e bastidores das operações Satiagraha, Banestado e Chacal e da CPI dos Correios.

O livro, cujo subtítulo é Uma trama brasileira sobre poder, chantagem, crime e corrupção detalha incrível história de como o banqueiro Daniel Dantas escapou da prisão com apoio do Supremo Tribunal Federal e virou o jogo, passando de acusado a acusador.

O material inédito que a obra reproduz inclui e-mails obtidos pela PF na casa do consultor Roberto Amaral, que trabalhou para Dantas entre 2001 e 2002, no fim do governo Fernando Henrique Cardoso. Segundo o livro, as mensagens indicam que o banqueiro pediu ajuda ao ex-presidente e a outras autoridades para barrar investigações que o Ministério Público conduzia sobre seus negócios na época.

Em 2015, prepara um livro sobre a relação entre a ditadura militar e os indígenas no Brasil.

As reportagens especiais assinadas por Rubens Valente podem ser lidas na seção Poder da Folha de S.Paulo.

 

 

Atualizado em agosto/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/08/1663897-lava-jato-aponta-indicio-de-propina-por-obras-no-peru.shtml

http://abraji.org.br/?id=120&acao=detalhepalestrante&palestrante_id=286

http://www.premioesso.com.br/site/premio_principal/index.aspx?year=2001

http://www.sipiapa.org/ganador-premios/2012-relaciones-interamericanas-pedro-joaquin-chamorro/http://www.sipiapa.org/ganador-premios/2013-periodismo-en-profundidad/

http://www.premioesso.com.br/site/noticias/release_2013_04.aspx

http://www.oabrs.org.br/noticia-9331-xxviii-premio-direitos-humanos-jornalismo-sera-entregue-nesta-sextafeira-09

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)