APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rudá Ricci

Rudá Ricci

Assina o blog ‘De esquerda em esquerda’ e é autor de vários livros que analisam a trajetória dos movimentos políticos, entre eles os ‘Sem Terra’, e fenômenos políticos ocorrido no Brasil, como o ‘lulismo’.

Rudá Ricci é Sociólogo, Mestre em Ciências Políticas e Doutor em Ciências Sociais.

Diretor Geral do Instituto Cultiva e membro do Fórum Brasil do Orçamento e membro do Observatório Internacional da Democracia Participativa. Recebeu o prêmio Grande Mérito Educacional.

Escreveu vários livros nos quais aborda temas da política e economia, com desdobramentos sociais.

Autor de Terra de Ninguém lançado pela editora Unicamp, 1999, Rudá trata na obra da trajetória dos movimentos sociais rurais que se projetaram publicamente na década de 1980, como é o caso do MST, e sua relação com o movimento sindical de trabalhadores rurais, em especial com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Em coautoria está em A Participação em São Paulo (Editora UNESP), Orçamento Participativo Criança (Editora Autêntica) e Dicionário da Gestão Democrática (Editora Autêntica).

O título Lulismo foi lançado em segunda edição em 2013, pela Editora Contraponto/Fundação Astrojildo Pereira. A publicação desta segunda edição aprofunda as certezas e incertezas sobre este “fenômeno”. De acordo com a apresentação do livro a edição “inclui um novo prefácio em que o autor dialoga com várias publicações e teses sobre o lulismo que surgiram desde 2010 além de um novo capítulo em que se evolui para o conceito de Fordismo Tardio como modelo pragmático forjado nos últimos anos em nosso país”. O livro é uma interpretação sociológica do momento político vivido pelo Brasil.

A primeira edição analisou a emergência do lulismo a partir do momento em que os movimentos sociais surgem nos anos 80. O livro procura mergulhar no mérito dessas transformações na política do Brasil. As capas de alguns livros de Rudá estão na 'Galeria' deste perfil.

Rudá Ricci assina o blog De esquerda em esquerda, com enfoque político, social e sociológico nos comentários dos principais fatos do dia a dia.

 

 

Atualizado em abril/2014 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://rudaricci.blogspot.com.br    

www.forumfbo.org.br

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)