APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rudolfo Lago

Rudolfo Lago

Editor-executivo do site Congresso em Foco passou pelos principais jornais e revistas do país. Foi editor de Política do jornal Correio Braziliense, editor-assistente da Revista Veja e editor especial da revista IstoÉ. Vencedor de quatro prêmios de jornalismo, incluindo o Prêmio Esso, em 2000, com equipe do Correio Braziliense, pela série de reportagens que resultaram na cassação do senador Luiz Estevão.

Rudolfo Ponce de León Soriano Lago nasceu em 19/09/1964 no Rio de Janeiro. Graduou-se em Jornalismo pela Universidade de Brasília, em 1986. Começou a carreira no mesmo ano como repórter de Economia do Correio Braziliense.

Em 1987 foi para a sucursal Brasília da revista Veja, onde atuou como repórter até dezembro do mesmo ano. No ano seguinte foi para o Estado de S. Paulo trabalhar como repórter de Política, onde ficou até agosto de 1989. No mês seguinte assumiu como editor na Radiobrás, onde permaneceu até fevereiro de 1990. Sempre na cobertura de Política, foi para o Jornal do Brasil, onde ficou até o final de 1990. No início do ano seguinte até julho de 1993, trabalhou no jornal O Globo. De lá, entre agosto e dezembro de 1993, atuou como repórter na Folha de São Paulo. Em janeiro do ano seguinte até fevereiro de 1998, assumiu o cargo de secretário de redação da RBS na sucursal de Brasília. Em março do mesmo ano retornou ao jornal O Globo como repórter de Política, permanecendo por lá até o início de 1999. De fevereiro de 1999 a junho de 2000, retornou ao Correio Braziliense para assumir o cargo de repórter. Deixou o jornal, e em julho de 2000 retornou à sucursal de Veja como editor assistente, onde permaneceu no cargo até dezembro de 2000. Em 2001, de volta ao Correio Braziliense, foi editor de Política até o final de 2002. Em janeiro de 2003 passou a ser repórter especial e colunista do jornal na mesma editoria, onde permaneceu até março de 2005.

Em abril de 2005 assumiu o cargo de editor especial da sucursal Brasília da IstoÉ, respondendo pelo cargo até dezembro de 2008

No início de 2009 até outubro do mesmo ano, foi assessor de imprensa do senador Cristovam Buarque. E a partir de novembro de 2009, assumiu o cargo de editor executivo do site Congresso em Foco, portal especializado em política e na cobertura do Congresso Nacional.

Rudolfo Lago recebeu diversos prêmios, entre eles: Prêmio OK de Jornalismo em 1992, com Denise Rothenburg, pela série de matérias sobre a máfia dos Anões do Orçamento (O Globo); Esso de Jornalismo em 2000, com equipe do Correio Braziliense, pela série de matérias que levaram à cassação do ex-senador Luiz Estevão; CNT de Jornalismo em 2001, com Olímpio Cruz Neto e Denise Rothenburg, pela série de matérias que denunciou a máfia dos precatórios do DNER. E Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog em 2004, pela série Arquivos da Repressão, com Erica Andrade e Eumano Silva (Correio Braziliense). Rudolfo também participou do livro Jornalismo Político, organizado por Roberto Seabra e Vivaldo de Souza (Editora Record, 2006), com o texto Prática e Conhecimento.     .

 

Atualizado em novembro/2011 - Portal dos jornalistas

Fontes:

www.congressoemfoco.uol.com.br

 

 

 

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)