Sandra Annenberg

    Sandra Annenberg nasceu em 5 de junho de 1968, em São Paulo (SP). Formou-se em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP), em 1994. Filha de uma produtora da TV Cultura, passava as férias escolares nos estúdios da emissora. Sonhava em ser atriz de cinema, mas acabou investindo na televisão, acabando por fazer carreira no Telejornalismo.
     
    A primeira aparição na telinha foi no teleteatro Peixes-Banana, aos seis anos de idade, na TV Cultura. Mal apareceu, mas foi convidada a fazer comerciais para o veículo. Fez mais de cinquenta deles. Iniciou a carreira jornalística aos 14 anos, como repórter do programa Crig-Rá, apresentado por Marcelo Tas, na TV Gazeta, elaborado pela produtora independente Olhar Eletrônico.
     
    Foi para a TV Bandeirantes em 1983, onde, com 15 anos, apresentou o programa Show do Esporte, ao lado de Luciano do Valle e Juarez Soares. Em 1984, comandou o programa infantil TV Criança. Na TV Cultura, apresentou o Vitória, que tratava de Esportes, e os programas de música Grandes Concertos e Festivais de MPB. Na TV Record, apresentou o Sport Shopping Show, ao lado de Osmar Santos, além do Super Esportes.
     
    Deixou o Jornalismo Esportivo e se dedicou ao Teatro, cursando, inclusive, a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP/SP). Fez um pequeno papel na peça Um Dia Muito Especial, ao lado dos consagrados atores Tarcísio Meira e Glória Menezes. Em 1985, na TV Bandeirantes, participou do programa humorístico Bronco, contracenando dois anos com Ronald Golias, Renata Fronzi e Nair Bello. Fez a minissérie Chapadão do Bugre, em 1988, dirigida por Walter Avancini.
     
    Contratada pela Rede Globo, como atriz, participou do seriado Tarcísio & Glória, em 1988, na novela Pacto de Sangue, em 1989 e nas minisséries República, em 1989, e A.E.I.O… Urca, em 1990. Transferiu-se para o SBT, onde participou da novela Cortina de Vidro, ainda em 1990. Pretendendo ficar em São Paulo, decidiu voltar à atividade de apresentadora. Comandou o TV Franchising, na TV Record e chamou a atenção do Jornalismo da Rede Globo.
     
    Voltou para a emissora em junho de 1991, fazendo a previsão do tempo no telejornal São Paulo Já. No mês seguinte, passou a apresentar o mesmo quadro no Jornal Nacional, tornando-se a primeira mulher a ter presença fixa no telejornal. Na ocasião, decidiu abraçar de vez a carreira jornalística. Fez vestibular e iniciou o curso de Jornalismo, que completou sem deixar de progredir na profissão.
     
    De abril de 1993 a 1996 apresentou o Fantástico, dividindo a bancada com Celso Freitas e Fátima Bernardes. Em 1996, voltou para São Paulo, assumindo os cargos de apresentadora e editora-executiva do SPTV – 1ª edição, editado pelo jornalista Fábio Perez. Participou da equipe responsável pela cobertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996. Em 1997 e 1998, foi apresentadora e editora-executiva do Jornal da Globo.
     
    Entre 1998 e 1999, de novo no Rio de Janeiro, foi editora-executiva do Jornal Hoje, até que, no ano 2000, mudou-se para Londres, onde atuou como correspondente e coordenadora do escritório da emissora naquele país. Cobriu a queda do avião francês Concorde, o drama do submarino russo Krusk, a queda do ditador sérvio Slobodan Milosevic (1941-2006) e as repercussões no continente europeu do atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova York.
     
    Voltou para o Brasil em 2003, quando dividiu a apresentação do Jornal Hoje com Carlos Nascimento. No ano seguinte, com a saída de Nascimento, passou a apresentar o telejornal ao lado de Evaristo Costa. Desde abril de 2005, também é editora-chefe e apresenta o Globo Notícia, além de ancorar o Jornal Nacional um sábado por mês. Em junho de 2012, passou a apresentar o Globo Cidadania no lugar de Serginho Groisman
     
    É vencedora dos prêmios Antena de Ouro e Supercap, ambos de 2004, e recebeu o prêmio Mulher, da Revista Imprensa, na categoria Melhor Âncora de Telejornal, nos anos 2008 e 2009. Em 2014 foi escolhida entre os '+ admirados jornalistas brasileiros – Top 50, realizado pelo Jornalistas&Cia e Maxpress.
     
    É casada, desde 1997, com o jornalista Ernesto Paglia, com quem tem uma filha.
     

    Sandra Annenberg estreou no dia 9 de agosto de 2014 com o programa Como Será?, é um programa jornalístico semanal brasileiro, produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar nas manhãs de sábado das 07h00 as 10h00,

    O novo programa substituiu o Globo Cidadania, abrange assuntos como educação, ecologia e ciência, anteriormente apresentados nos programetes Globo Universidade, Globo Educação, Globo Ecologia, Ação e Globo Ciência que eram apresentados dentro do Globo Cidadania. Em cada edição, um artista é convidado especial.

    Foi indicada entre os três finalistas do Prêmio Comunique-se em sua reta final, em agosto de 2015, com a abertura da terceira fase de votação, que definirá os grandes-vencedores. Em sua 13ª edição, a premiação, que tem a missão de reconhecer a atuação dos profissionais de imprensa, conquistou recorde de participação, com mais de 430 mil votos nas primeiras fases da disputa. Sandra Annenberg, foi indicada pelo trabalho desenvolvido na TV Globo, na categoria TV.

    Sandra Annenberg se emocionou ao falar sobre a tragédia em Paris na manhã sábado (14/11), em entrada ao vivo durante o programa É De Casa.  Durante a programação da Globo a jornalista passou a entrar com plantões sobre os atentados em Paris – deflagrados pelo Estado Islâmico na sexta-feira, 13 de novembro de 2015 – para atualizar as informações vindas da capital francesa. Sandra engasgou e precisou segurar as lágrimas ao falar sobre as mortes que, posteriormente, se confirmaram em 130 jovens.

    Foi eleita, em 2015, Top 10 entre os ‘+ admirados jornalistas brasileiros’. Na comparação com 2014, Sandra com seus 6.295 pontos, subiu da 36ª para a 7ª colocação.

    Realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress, a votação é feita dois turnos, abrange um colégio eleitoral integrado por 48 mil profissionais, sendo cerca de 3 mil da área de comunicação corporativa e 45 mil jornalistas de redações.  Nesta segunda edição da premiação foram recebidas cerca de 8 mil indicações, abrangendo quase 3 mil nomes de jornalistas. Passaram para a final 347 jornalistas da etapa Nacional.

     
     
    Atualizado em Janeiro/2016 – Portal dos Jornalistas 
     
    Fontes:
     
     
    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/sandra-annenberg-estreia-em-como-sera-em-em-agosto
    Jornalistas&Cia Edição 848