APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Serginho Groisman

Serginho Groisman

Apresenta o programa de variedades Altas Horas, na Rede Globo, com a fórmula que o consagrou: deixando o público jovem perguntar

Sergio Groisman, o Serginho, nasceu em São Paulo (SP), no dia 22 de junho de 1950, filho de uma romena e um polonês. Estudava no Colégio Equipe, quando revelou talento para Comunicação ao trazer nomes consagrados, como Paulinho da Viola e Gilberto Gil, para as festas da escola. Chegou a trabalhar como professor, iniciou cursos de Direito e História, mas formou-se em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP). 

Bem antes de se tornar um apresentador reconhecido na televisão, começou a flertar com o Jornalismo aos 18 anos. Fez alguns textos como freelancer no extinto jornal o Dia, cobriu férias de repórter esportivo na Folha de S.Paulo, chegou a fazer jornais para empresas, até que foi trabalhar na rádio Bandeirantes FM, onde permaneceu oito anos. 

De lá seguiu para a rádio Cultura, onde concebeu o programa Matéria Prima, o embrião do Altas Horas, que hoje apresenta pela TV Globo. Chegou a trabalhar como diretor na emissora, mas largou tudo para apostar num programa de tevê.

Estreou no veículo aos 38 anos na TV Gazeta, com o programa TV Mix, um marco na programação jovem dos anos 80. O sucesso viria com o programa seguinte, Matéria Prima, exibido pela TV Cultura, em que lançou o formato que o consagrou: reunir jovens, com quem tem grande empatia, e deixar que eles façam perguntas ao entrevistado da vez.

Diz que se inspira no comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha (1917-1988), mas apenas no conteúdo. Ao dar voz à platéia, aposta na possibilidade de boas perguntas, já que aliam a curiosidade natural e o descompromisso dos jovens.

Sucesso de audiência, foi convidado pelo próprio Sílvio Santos a levar o programa para o SBT, onde recebeu o nome de Programa Livre. Depois mudou-se para a TV Globo, onde foi novamente rebatizado como Altas Horas

Tem um bordão ao se dirigir ao público, Fala Garoto, que foi nome de um programa que apresentou pela TV Futura e acabou sendo renomeado como Tempos da Escola. A cada edição, uma pessoa famosa conta sobre seus tempos de estudante. Na TV Globo, apresentou o programa Ação, com reportagens sobre exemplos de responsabilidade social, que acabou dando origem ao Globo Cidadania, também comandado por ele, e que une os programas Globo Ecologia, Globo Educação e Globo Comunidade em torno de um mesmo tema.

É também apresentador do programa Fala Brasil, da Rede Globo, destinado aos telespectadores que têm antena parabólica. Em todos os seus trabalhos, Serginho busca um conteúdo educativo. Acredita que a televisão pode contribuir para informar as pessoas e disseminar conhecimento.

Corintiano fanático, escreveu o livro infantil Meu pequeno corintiano (Belas Letras, 2008) e também foi roteirista de Fiel, o filme, em parceria com Marcelo Rubens Paiva.


Atualizado em junho de 2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)