APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre

Crítico de cinema, professor, pesquisador e jornalista é editor geral da revista Interlúdio. Fundou e editou a Revista Paisà, foi redator da Contracampo durante dez anos e atualmente colabora para o UOL, a Folha SP (guia de livros, discos, filmes) e a FOCO.

Sérgio Alpendre faz sua trajetória no jornalismo escrevendo principalmente sobre cinema. Fundou em 2005 a revista Paisà, publicação impressa sobre cinema, que editou até 2008.
 
Foi redator da Contracampo de 2000 a 2010 e já colaborou com a revista Bravo, e os cadernos Ilustrada e Mais da Folha de S.Paulo. Editou a quarta edição da revista da Programadora Brasil. Seus textos e críticas já fizeram parte também da Filme Cultura, Movie, Foco e Taturana.
 
Foi curador das mostras Tarkovski e seus herdeiros e Retrospectiva do Cinema Paulista, tendo editado os catálogos de tais eventos.
 
Atualmente edita a revista virtual Interlúdio que surgiu em 2011 como uma nova versão da extinta Paisà, desta vez exclusivamente em formato eletrônico. A revista propõe uma diversidade de análises com foco na crítica cinematográfica.
 
Ministra cursos de História do Cinema e Oficinas de Crítica por todo o Brasil. É professor e dá aulas na Casa do Saber, entre os cursos que já ministrou estão O Cinema Americano dos Anos 70, Introdução à Crítica de Cinema e “O Poderoso Chefão” e a Era dos Blockbusters
 
Em março de 2013 comandou uma oficina sobre cinema em Ilha Solteira (município brasileiro no interior do estado de São Paulo), com o tema Grandes Momentos do Cinema.
 
Coordena o Núcleo de História e Crítica da Escola de cinema e artes Inspiratorium. Além de ser o editor geral da Interlúdio, está no UOL Cinema e no Guia da Folha.
 
 
Atualizado em julho de 2013
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)