APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sergio Cohn

Sergio Cohn

Criador e editor da revista Azougue, montou uma editora no Rio de Janeiro para melhor divulgar a poesia

Sergio Cohn nasceu em São Paulo (SP), em 16 de abril de 1974.

Desde o ano 2000, mora no Rio de Janeiro (RJ), numa casa construída em 1891, que pertenceu anteriormente a um anarquista italiano, na Vila dos Operários da antiga América Fabril, no Horto.

Edita, desde 1994, a revista de poesia Azougue, inicialmente em São Paulo e, depois, no Rio de Janeiro. Criou, em 2001, a Azougue Editorial. Na editora, organizou livros de autores como Antonio Risério, Boris Schnaiderman, Celso Luiz Paulini, Flávio de Carvalho, Gary Snyder, Gilberto Gil, Hélio Oiticica, Jerome Rothenberg, Jorge Mautner, Mário Schenberg, Michael McClure, Roberto Piva e Vinicius de Moraes. Não deixou de fora movimentos como o do Nuvem Cigana, o poesia.br, a Tropicália, o Maio de 1968 e a Geração Beat.

Ainda em sua casa editorial, colaborou na organização dos livros de entrevistas Azougue, na série Ensaios Fundamentais (Artes Plásticas, em 2010, e Cinema, em 2011), culturagigital.br (2009) e nos quatro volumes de Produção Cultural do Brasil (2010).

Com Fred Coelho e Heyk Pimenta, criou, em 2009, o Atual – O último jornal da Terra, tablóide com tiragem de 5 mil exemplares gratuitos, distribuído nas principais cidades do País, que tem como missão agitar o mundo das ideias e das praticas, renovando o tecido crítico sem pretensões e sem pregações.

Coordena, desde 2010, o projeto Rede de Revistas Culturais do Programa Cultura e Pensamento do Ministério da Cultura.

É autor dos livros: O Lábio dos Afogados (Nankin, 1999), Horizonte de Eventos (Azougue, 2002), O Sonhador Insone (Azougue, 2006) e Revistas de Invenção – 100 revistas de cultura do Modernismo ao Século XXI (Azougue, 2011).


Atualizado em fevereiro de 2012.
Fonte:
Livro Revistas de Invenção (Azougue, 2011)

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)