APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sergio Leo

Sergio Leo

Especializado em Relações Exteriores, já passou por importantes redações do país. Escritor, jornalista e artista plástico é colunista Valor Econômico. Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB/DF), ganhou o Prêmio Sesc de Literatura 2009 com o livro de contos ‘Mentiras do Rio’, e é autor do livro 'Ascensão e Queda do Império X', lançado em 2014.

Sergio Leo de Almeida Pereira assina Sergio Leo, nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1963. Passou parte da infância em Fortaleza. Só voltou ao Rio mais tarde onde, em 1977, onde graduou-se em Jornalismo pela Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB/DF)

Iniciou na profissão no mesmo ano, como estagiário do jornal O Globo e nas revistas Manchete e Ciência Hoje. Tornou-se fixo no Segundo Caderno de O Globo, no Rio, em 1984.

Em 1985, mudou-se para Brasília, e foi trabalhar como repórter na sucursal do Jornal do Brasil, onde cobriu o Plano Cruzado e todos os outros que se seguiram. No JB foi repórter especial, em dois períodos, entre 1985 a 89 e entre 1995 a 96.

Na capital federal foi editor regional de O Estado de S.Paulo por dois anos, saiu em 1999 e assumiu a diretoria da sucursal da revista Isto É Dinheiro. Atuou como repórter especial na TV Globo e nos jornais O Globo, Folha de S. Paulo, além do Jornal do Brasil.

Em 2000, integrou-se à equipe que fundou o Valor Econômico, onde, três anos mais tarde, se tornaria também colunista.

Colaborou na revista Notícias, de Buenos Aires, e seus artigos para o Valor Econômico foram frequentemente reproduzidos no jornal argentino El Cronista. Escreveu para as revistas Manchete e Ciência Hoje.

Ainda na Capital Federal, Sergio Leo se especializou em Relações Internacionais pela UnB, em 2003. Entre 2002 e 2004, foi professor no curso de extensão de Jornalismo Econômico (Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas da UnB) e no curso de Jornalismo Opinativo, no Uniceub.

Cobriu, como repórter especial, viagens ao exterior de todos os presidentes, desde José Sarney, a Conferência do Meio Ambiente, conhecida como Rio-92 e a Cúpula das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Joanesburgo, em 2002.

Participou das coberturas de negociações do Mercosul, da Área de Livre Comércio das Américas; da fracassada rodada do Milênio, nos EUA (Seattle), em 1999; e ministeriais da rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Cancún e Hong-Kong.

Noticiou as reuniões do FMI e Banco Mundial, em Washington, Madri e Hong-Kong; reuniões ministeriais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Itália e Peru; as duas primeiras edições do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre; e, como media leader, as reuniões do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em 2010, 2011 e 2013. Ocasionalmente, participa do programa Fatos & Versões, na Globonews, com Cristiana Lobo.

Também acompanhou as viagens de Dilma Roussef e três reuniões do Brics (2011, 2012 e 2013).

Eventualmente, participa como palestrante no curso de formação de diplomatas do Instituto Rio Branco. Já participou, como debatedor, de seminários sobre jornalismo na Universidad Tres de Febrero, de Buenos Aires e na Fundación Nuevo Periodismo, criada por Gabriel Garcia Márquez.

Como artista plástico participou de exposições coletivas no Espaço Piloto, da UnB; e em 2012, da mostra Diálogos da Resistência, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, mais conhecido como “aquela bola do Niemeyer”.

Escritor, ganhou o Prêmio Sesc de Literatura 2009 com o livro de contos Mentiras do Rio, publicado pela editora Record. É autor do livro Ascensão e Queda do Império X, lançado em 2014 pela editora Nova Fronteira, com a radiografia dos negócios do empresário Eike Batista, ascensão e a queda do ex-bilionário. A sinopse da obra pode ser lida no site da Livraria Cultura.

Em maio de 2013 deixou o quadro de funcionários do Valor Econômico, mas continua como colaborador e colunistas do jornal.

 

Atualizado em junho/2015 - Portal dos Jornalistas

http://bit.ly/1bD7fB9

http://goo.gl/FkUq09

http://sergioleo.wordpress.com/ment

http://www.valor.com.br/colunistas/Sergio%20Leo

Fonte: J&Cia 898 - 24/05/2013

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)