APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sérgio Pereira Couto

Sérgio Pereira Couto

Especialista em sociedades secretas e teorias de conspiração, assuntos polêmicos vistos sempre pelo ponto de vista histórico tradicional, é subeditor da revista História Oculta, da editora Mythos. Foi editor e repórter da Ciência Criminal, Discovery, PC Brasil e Geek!. Seja em livros de ficção ou de não ficção, as obras do autor já venderam, em conjunto, mais de 140 mil cópias.

Sérgio Pereira Couto tem dupla nacionalidade (portuguesa e brasileira), nasceu em São Paulo, capital, no dia seis de março de 1967. É bacharel em Jornalismo pela Facasper - Faculdade Cásper Libero/SP/SP, em 1990, e concluiu cursos de jornalismo na Folha de São Paulo, em 1991, e na Editora abril, em 1992.
 
Foi editor e repórter de revistas de ciência como Ciência Criminal e Discovery Magazine, além de editor-assistente de revistas de tecnologia como PC Brasil e Geek!.
 
É o fundador e coordenador do Grupo Polígrafos, de estudos sobre literatura policial, cujo curso de introdução à literatura policial e detetivesca, foi ministrado em 2011 na Biblioteca Viriato Correa e no SESC Pinheiros, ambos de São Paulo. Em 2012 ministrou cursos sobre literatura policial no Espaço Terracota e nas bibliotecas Paulo Setúbal e Amadeu Amaral.
 
Tem textos, artigos e colaborações publicadas nas revistas Galileu, Planeta e Leituras da História, entre outras. É autor de 50 livros, com mais de 140 mil exemplares vendidos somente no Brasil, entre eles os romances Sociedades Secretas, Investigação Criminal, Renascimento, Mentes Criminosas e Help – A Lenda de Um Beatlemaníaco.
 
Sociedades Secretas a obra percorre uma investigação minuciosa que revela os rituais, cerimônias e regras de cada uma dessas Sociedades Secretas. O enredo coloca o leitor dentro de sociedades o Priorado de Sião, ordem que Leonardo da Vinci teria participado como grão-mestre e que foi abordada em O Código da Vinci
 
Lançou em abril de 2013, pela Editora Gutenberg, o título Arquivos Secretos do Vaticano e em maio de 2013 O Tesouro dos Cátaros.
 
Entre os demais livros que lançou estão as obras de ficção: Investigação Criminal (republicado com o nome Mentes Criminosas), Os Heróis de Esparta, Renascimento, Sociedades Secretas – O Submundo (continuação de Sociedades Secretas), Help – a Lenda de um Beatlemaníaco, Jogos Criminais (coletânea de contos, organização e conto de mesmo nome), Histórias do Tarô (coletânea de contos, participação com o conto Espíritos no Mundo Material), Jogos Criminais 2 (coletânea de contos, organização e participação com o conto O Livro dos Mortos), Anno Domini 2 (coletânea de contos, organização e participação com o conto Avalon) indicado para o Prêmio Codex de Ouro [prêmio anual promovido pelo Ponto do Autor/Rio], A Batalha dos Deuses (coletânea de contos, participação com o conto Popol Vuh), também indicado para o Codex de Ouro; e  Mentes Sombrias (continuação de Mentes Criminosas).
 
Lançou ainda uma série de livros de não ficção que estão disponíveis nessa página, na Linha do Tempo.
 
Além de escritor, divide seu tempo com palestras e cursos sobre os assuntos de seus livros, incluindo Sociedades Secretas, História do Rock, Curiosidades da História e Introdução Básica à Ciência Forense.
 
Ministrou cursos sobre literatura policial. O primeiro aconteceu em 2011 na Biblioteca Viriato Correa e no Sesc Pinheiros, ambos de São Paulo. Em 2012 foi professor dos cursos sobre literatura policial no Espaço Terracota e nas bibliotecas Paulo Setúbal e Amadeu Amaral; e em 2013, os cursos no programa Cultura em Curso, da Livraria Cultura.
 
Em seu site oficial, Canto do Oráculo (acesso, abaixo) relata suas atividades. Colabora regularmente com revistas de história como a Leituras da História e sites especializados. Em abril de 2013 mantém seu trabalho com livros de história e edita a revista História Oculta, bimestral, e História Oculta, Os Livros Negros, edição especial; ambas pela editora Mythos.
 
 
Atualizado em abril/2013 - Portal dos Jornalistas
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)