APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sérgio Siscaro

Sérgio Siscaro

Especializado em economia, negócios, infraestrutura e logística em geral, com passagens pelo Diário do Grande ABC/Santo André/SP, Gazeta Mercantil/SP, portais e entidades de SP. É repórter do site AméricaEconomia e a revista homônima, em São Paulo/SP.

Sérgio Lopes Siscaro nasceu em São Paulo (SP) no dia 29 de março de 1971. É formado em Jornalismo pela Facasper de São Paulo (SP) desde 1993 com especialização em Relações Internacionais (ESPM-SP) e em Política e Economia nas Eleições concluída na Fespsp de São Paulo (SP).

Iniciou a carreira na área em 1992 como editor assistente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos/Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (Abimaq/Sindimaq), em São Paulo (SP).

Na entidade, onde permaneceu por três anos, editou o boletim Informaq (semanal) e foi redator da Revista Abimaq (mensal) dedicada ao tema de veículos do setor de bens de capital. 

Em seguida ingressou no Diário do Grande ABC, sediado em Santo André (SP), no qual trabalhou por dois anos como repórter e redator da editoria Suplementos e atuou nos cadernos Diário da Tribo (juvenil) e Turismo. Também escreveu matérias para os cadernos Cultura & Lazer, Setecidades (geral) e Diarinho (infantil). 

Em 1998 passou sete meses como repórter e redator do jornal Marinha Mercante, especializado em comércio exterior, transporte e logística, uma publicação da Editora Transnacional (SP), na época encartada semanalmente no jornal O Estado de São Paulo.

Nesse mesmo ano foi para o portal DMG Worldmedia, na capital paulista, e trabalhou por cerca de dois anos como repórter e redator das revistas Global (mensal) e do Guia Marítimo (quinzenal) – ambas as publicações especializadas em comércio exterior, transporte e logística. Além disso, também editou os conteúdos para o portal DMG e para o site Comércio Exterior On-Line (Ceol) do veículo. 

Entre 2000 e 2003 atuou no jornal Gazeta Mercantil, em São Paulo (SP), como repórter e redator do Panorama Setorial serviço de notícias nas áreas de transporte, logística e saneamento básico.

Neste período foi responsável pelo monitoramento dos setores, elaboração de pautas, realização de entrevistas, tradução de textos do inglês e espanhol e acompanhamento de eventos.

Na Gazeta Mercantil produziu reportagens para o serviço de notícias InvestNews e para a versão impressa do jornal no qual chegou a cobrir o setor de infraestrutura (telecomunicações, energia e transporte, por um breve período na sucursal de Brasília (DF).

De 2003 a 2004 atuou na assessoria de imprensa paulistana Segmento Comunicação Integrada onde gerenciou a operação de fusão entre as companhias aéreas brasileiras e internacionais; no último semestre na Segmento exerceu o cargo de gerente de contas corporativas, entre outras atribuições. 

Nos três anos seguintes trabalhou na Máquina da Notícia onde foi coordenador do setor de análise editorial, responsável pela edição e fechamento de boletins diários de imprensa, destinados a clientes das áreas corporativa e governamental; participou do processo de implantação do IDM – Índice de Desempenho na Mídia, de análise qualitativa do noticiário dos principais jornais e revistas brasileiros; e também foi analista editorial do Termômetro da Imprensa, responsável pelo acompanhamento e análise do noticiário relativo ao setor aéreo e ao Banco Central. 

Em 2007 teve uma breve passagem pelo Diário do Comércio de São Paulo (SP) no qual fez parte do processo de elaboração de uma publicação da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) voltada ao diagnóstico do comércio exterior no Estado de São Paulo. 

Na sequência foi para o portal Lado a Lado, na capital paulista, e por cerca de um ano trabalhou na redação dos textos do livro A História da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e das revistas Boletim BIU, da seccional paulista da Sociedade Brasileira de Urologia, e ABTO News, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Depois trabalhou na Agência Francesa para o Desenvolvimento de Negócios Internacionais (Ubifrance), em São Paulo (SP), na elaboração de uma pesquisa junto à imprensa especializada do setor automotivo para o serviço comercial da Embaixada da França.

Ainda em 2008 ingressou na assessoria de imprensa Imagem Corporativa de São Paulo (SP) onde gerenciou a equipe de atendimento à instituição financeira e participou do processo de divulgação da fusão entre bancos, e depois foi responsável pela elaboração de um case corporativo que venceu a categoria o Prêmio Eco 2009 concedido pela Câmara Americana de Comércio em São Paulo (Amcham-SP).

Em 2010 foi para o Diário do Comércio de São Paulo (SP) como editor do caderno de economia onde permaneceu por quase dois anos na função.

Desde 2011 é repórter de economia, negócios e outros temas do segmento do site AméricaEconomia e da revista homônima do veículo, onde permanece.

Sérgio também acumula trabalhos como frila para as publicações paulistanas: Revista Financeiro (crédito e finanças), Supermercado Moderno (especializada do setor supermercadista), Raça (comportamento, entretenimento e beleza), Asas (setor aéreo), Sportswear (moda e comportamento), Herói (TV, cinema e histórias em quadrinhos), Circuito Agrícola (setor hortifrutigranjeiro), para o boletim do Hospital Israelita Albert Eistein e o Connection da GTech do Brasil.

 

 

 

Atualizado em setembro/2012 - Portal dos Jornalistas.

Compartilhe |

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)