Silvia Giurlani

    Sílvia Giurlani nasceu em 2 de outubro de 1959. Estudou jornalismo naFaculdade Cásper Líbero (concluiu em 1984) depois de fazer curso de rádio e TVna Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1982.

    Foi rádio-escuta da Rede L&C Emissoras, que produzia alguns programas da Rádio América em 1981. Após três meses de trabalho,foi promovida e passou a escrever e editar a revista mensal da emissora(Cantando com a América), que continha, basicamente, letras de música e resumosdos releases enviados pelas gravadoras. Atuou ainda na produção do programaViva Feliz, do Gugu Liberato.

     

    O seu primeiro emprego como jornalista de fato foi na Vervi, assessoriade imprensa. Depois, foi repórter da revista Ipesi Metal Mecânica, 1989 a 1991. Em seguida,assumiu a função de produtora do programa Escola Viva, realizado pela TVCultura, em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de SãoPaulo.

     

    De 1994 a 1998 prestou serviços para a Estado da Arte Editora, com sedeno RJ, de Vera Dantas, que produzia cinco publicações corporativas: Automação& Indústria, Brasil Nuclear, Sun at Work, Informação IBM e RevistaManutenção. Após essa experiência, voltou a trabalhar na CWB, que setransformara na IDG Brasil. Lá, foi repórter para o jornal quinzenal e on linee também escreveu para a revista Gestão Empresarial.

     

    De 1999 a 2003, em parceria com a Vera Dantas, trabalhou na revistaCuidados pela Vida / Laboratórios Biosintética, dirigida a pacientes portadoresde doenças crônicas. De 2002 a 2004, exerceu o cargo de editora de conteúdopara o site Next Generation Center. Entre 2005 e 2006 foi repórter free lancerdas revistas Secutity Review, Together e Decision Report (todas da ConteúdoEditorial).

     

    A convite da Vera Lúcia Rodrigues, diretora da Vervi, escreveu o livro 25 anos de assessoria deimprensa no Brasil, publicado pela Germinal Editora, em 2006. Naquele ano,também começou a trabalhar como ghost writer. Ficou na Vervi até 2009. Desdeentão é colaboradora da revista Tecnologística (Publicare Editora), além derevisora e copydesk de livros, ghost writer (livros de ficção e não ficção) eassessora de imprensa da PTC Brasil, em parceria com a Vervi. Por fim, ajudou aescrever o livro Mídias sociais parapequenas e médias empresas ? primeiros passos, em parceria com Edson Melode Souza, publicado pela Germinal Editora, em 2011.

    Atualizado em novembro/2011 – Portal dos Jornalistas.

     

    Informações fornecidas pela jornalista.