APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Silvia Graubart

Silvia Graubart

Jornalista, psicóloga junguiana, terapeuta sexual e blogueira na área. Foi redatora e editora das revistas Claudia e Casa, da Abril, passou pela Editora Globo, FIESP, Fundação Abrinq e o Instituto Akatu. É editora-executiva dos Cadernos Junguianos da AJB e escreve para o blog Psicologia com alma.

Silvia Eugênia Faibischew Graubart, que assina Silvia Graubart, nasceu em São Paulo (SP) no dia 11 de setembro de 1948.

É graduada em Jornalismo pela FAAP-SP desde 1972, com bacharelado em Psicologia pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo (SP), com diploma de 1995. Possui especialização em Psicologia Analítica pela Associação Junguiana do Brasil (AJB) do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP) e da International Association of Analytical Psychology (IAAP) Zürich, na Suíça, e estudou no Instituto Kaplan de Estudos da Sexualidade, na capital paulista.

Em 1971 ingressou como assessora de imprensa na gravadora Discos RGE, em São Paulo (SP), onde trabalhou pela primeira vez na área  e ficou por cerca de um ano na função. Em seguida foi estagiária por um breve período na Editora Abril, na capital paulista,e naquela casa aprendeu na prática a redação de textos jornalísticos.

De 1973 a 1976 foi redatora da Revista Claudia, publicação da Editora Abril; alguns anos depois (1982-1988), atuou novamente no grupo, dessa vez, na função de editora de texto da revistas Claudia e Casa.

Posteriormente ingressou na Editora Globo (SP) onde assumiu o cargo de editora de texto da revista Faça Fácil por dois anos.

Entre 1996 e 2004 acumulou passagens em vários outros veículos em SP: foi editora de texto e freelance na Rádio 2, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde atuou como responsável por noticiários da entidade; trabalhou como editora de texto para as publicações da Indústria de eletroeletrônicos GE-Dako; para a Fundação Abrinq e o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente esteve à frente da edição executiva dos cadernos temáticos Diálogos Akatu, A Nutrição e o Consumo Consciente; foi editora de texto além de jornalista freelance da revista Planejamento & Gestão, publicação da Sociedade Brasileira de Planejamento Empresarial (SP). E ainda, por nove anos (2002-2011), trabalhou como editora associada dos Encontros de Psicologia Arquetípica, publicação independente da Ed. São Francisco Xavier, em SP.

Desde 2005 atua como editora-executiva dos Cadernos Junguianos, ou seja, um conjunto de publicação anual da AJB que traz artigos, resenhas, críticas de cinema e livros além de entrevistas com personalidades da área da psicologia analítica ou profissionais com trabalhos relacionados ao pensamento junguiano. Em oitos anos de atuação na AJB a jornalista e psicóloga também passou a atuar como membro analista da entidade e produziu a dissertação acadêmica Fome, Desperdício, Obesidade – um olhar culturalmente imaginativo para a anima mundi.

Além de colaborar com a publicação de artigos na área de psicologia junguiana, analítica e sexualidade também escreve sobre os temas no Blog Psicologia com alma, de sua autoria.   

Silvia Graubart atua ainda como psicóloga junguiana e terapeuta sexual em seu consultório, na capital paulista, e frequentemente participa de congressos nacionais e internacionais da área.

 

 

Atualizado em agosto/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://psicologiacomalma.wordpress.com/

http://www.linkedin.com/pub/silvia-graubart/2a/971/2b6

http://www.ajb.org.br/cadernos_junguianos.php

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)