APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Silvia Vinhas

Silvia Vinhas

Jornalista esportiva de TV. Acumula passagens pela TV Bandeirantes e SBT. É apresentadora de variedades da TV Unip, do telejornal Conectado da Mega TV e de programas esportivos na Bandsports News, onde também atua como comentarista

Silvia Vinhas nasceu em Monte Azul Paulista (SP), viveu em Santos (SP), se formou em Odontologia e chegou a exercer a profissão por cinco anos.

Em 1981 conheceu o locutor esportivo Luciano do Valle, durante a "febre" do vôlei brasileiro, com quem se casou no ano seguinte. Nesse mesmo ano passou a acompanhar o marido durante as transmissões da Copa do Mundo de Futebol na Espanha. Ficou ainda mais envolvida com o universo do esporte ao acompanhar de perto as Olimpíadas de Los Angeles 1984, nos EUA. Mas foi em 1988, após uma viagem à Malásia onde a seleção feminina de basquete disputou o mundial, que tomou a decisão de deixar a Odontologia para se dedicar às coberturas esportivas. 

Em seguida, após Luciano do Valle montar, em Miami, nos EUA, a Luqui Corporation, produtora que abastecia a Rede Bandeirantes com notícias e informações de eventos esportivos, Silvia passou a trabalhar como correspondente da emissora na área de Esportes. A prova de fogo foi a cobertura da Fórmula Indy, que contou com a cobertura da Band por três anos; na ocasião, a jornalista se tornou a primeira mulher brasileira a participar de coberturas de eventos automobilísticos. 

Em 1993 voltou ao Brasil e, com a experiência adquirida em Miami, foi escalada para apresentar o projeto Verão Vivo na TV Bandeirantes, onde shows, eventos esportivos, concursos e brincadeiras eram apresentados ao vivo. Em seguida, passou a produzir reportagens e a apresentar o programa Valle Tudo, um sucesso nas madrugadas de sábado na tela da Band. Durante os anos de 1994 e 1998 atuou como correspondente das Copas do Mundo pela emissora nos Estados Unidos e na França, respectivamente; também cobriu as Olimpíadas de 1996 (EUA) e de 2000 (Austrália).

Nos anos seguintes assumiu novos desafios na Band: apresentou os programas Band Esporte, Faixa Nobre e ancorou o tradicional Show do Esporte, que tinha as transmissões dominicais ao vivo com 11 horas de duração ao lado dos jornalistas Elia Júnior e, depois, Fernando Vanucci.

Entre 2000 e 2004 passou pelo SBT (SP), onde trabalhou como repórter e apresentadora de telejornais. Em 2002 passou a apresentar o programa Opinião Livre da TV Unip, na qual realiza entrevistas e promove debates sobre assuntos de Cultura, Qualidade de Vida e temas variados. Paralelamente, nesse ano, retornou à Band onde permanece como apresentadora e comentarista de programas do canal Bandsports News (SP).

Entre 2004 e 2009 apresentou o BandSports Golf Club, programa que trazia a cobertura e resultados dos principais torneios brasileiros e internacionais do golfe, além de entrevistas em geral. De 2006 a 2011 dividiu a bancada da revista eletrônica São Paulo Acontece, com José Nello Marques. O programa exibia prestação de serviços, informações sobre Trânsito, Previsão do Tempo, Emprego, Consumo e assuntos cotidianos de interesse dos paulistanos. Está há alguns anos à frente do Ace BandSports, programa semanal de tênis do Bandsports News. E desde 2010 acumula a função de âncora do telejornal Conectado no canal Mega TV/SP.

Em 2007 foi homenageada com o prêmio Mulher Linda Mulher, na categoria Comentarista Esportiva de TV; o troféu foi idealizado pela jornalista e empresária Adela Villas Boas.

Além de marcar época com uma das primeiras mulheres a comandar programas esportivos na TV brasileira, Silvia Vinhas traz no currículo participações em duas Copas do Mundo e duas Olimpíadas e apontou o caminho para que as mulheres também conquistassem espaço no jornalismo esportivo.


Atualizado em julho/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fontes:
http://www.silviavinhas.com.br, acessado em julho/2012,

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)