APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Silvio Lancellotti

Silvio Lancellotti

Comentarista esportivo, especialista em gastronomia e escritor, faz carreira nas mídias impressa, televisiva e digital

Silvio Lancellotti nasceu em São Vicente, cidade do litoral paulista, em 1944. Embora seja mais conhecido como jornalista, gastrônomo, comentarista esportivo e escritor, já foi arquiteto, lutador de boxe, mesatenista, massoterapeuta e chapeiro.

Formou-se em arquitetura e exerceu a profissão na Prefeitura Municipal de São Paulo. Iniciou as carreiras de arquiteto e jornalista simultaneamente, em 1968. Integrou a equipe que fundou a revista Veja. Em 1972, foi estudar jornalismo na Universidade de Stanford (EUA) e acabou cobrindo três grandes fatos: as mortes de Martin Luther King e Bobby Kennedy e a reeleição de Richard Nixon.

Até 1977, projetou residências, edifícios de moradias ou de escritórios, agências bancárias, instalações esportivas, escolas públicas, mais de 200.000m2 de área construída. Depois de passar pela Veja e ter sido diretor de redação da Vogue, aderiu ao time pioneiro de Mino Carta na revista IstoÉ, como secretário de redação e editor-chefe.

Na mídia impressa, também colaborou com os dois maiores jornais da capital paulista: O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo. Implantou um estilo leve e divertido de apresentar receitas e analisar restaurantes. Na televisão, apresentou programas gastronômicos e foi comentarista esportivo nas redes Record, Manchete e Bandeirantes, sempre demonstrando muitos conhecimentos sobre o futebol italiano .

A gastronomia se transformou de um simples hobby para uma fonte de renda e de criatividade. Já escreveu vários livros sobre culinária. As massas italianas são suas especialidades. A obra mais famosa, entretanto, é Honra ou Vendetta, romance que foi transformado em novela pela TV Record, com o nome de Poder Paralelo.

O jornalista e critico gastronômico carrega em sua bagagem sete Copas do Mundo e cinco Olimpíadas. Ao longo de sua trajetória, já lançou um batalhão de livros sobre culinária, esportes e romances.

Foi ainda comentarista esportivo da ESPN Brasil. Escreve um blog no portal R7, que se autodefine "bem diferente do convencional". Ostenta diversas seções, algumas renovadas diariamente e outras, semanalmente. Batizado de "Copa & Cozinha", exibe frases que coletou e comenta fatos pontuais, além de lembrar experiências de Olimpíadas e de Mundiais de futebol, compartilha as suas experiências na culinária.

 

 

 

Atualizado em Julho/2012 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADlvio_Lancellotti

http://br.esportes.yahoo.com/blogs/tv-esporte/silvio-lancellotti-deixa-espn-ex-jogador-paulo-s%C3%A9rgio-150507675.html

http://www.facebook.com/#!/silvio.lancellotti.7

http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou_interna.php?id=4568&sessao=f

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)