APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Solange Azevedo

Solange Azevedo

Repórter de Época por uma década, passou por IstoÉ e foi prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica e o Prêmio Excelência Jornalística de 2009.

Solange Azevedo nasceu na cidade de São Paulo. Se formou em Letras, em 1995 e em Jornalismo, no ano de 2000, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PucSP).
 
Começou a carreira em1999 na revista Época. Em uma década de atuação na revista, trabalhou em mais de 30 reportagens de capa. Cobriu casos de repercussão, como o assassinato dos pais de Suzane von Richthofen e a onda de ataques promovida pelo PCC em 2006.
 
Além de reportagens de polícia, se dedicou principalmente à área de direitos humanos. Tanto que um dos 13 prêmios e menções honrosas que recebeu foi o Prêmio Excelência Jornalística em Direitos Humanos e Serviços à Sociedade (2009), oferecido pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), com a reportagem Mamãe é Down (sobre uma paulista Down que se casou e teve uma filha – um caso raríssimo na medicina). 
 
A reportagem Eles Mataram, de sua autoria, fez parte de um livro chamado Lo mejor del periodismo de América Latina, publicado pela Fundación para un Nuevo Periodismo Iberoamericano. Solange também deu aulas de jornalismo investigativo para universitários de três cidades brasileiras.
 
Na revista IstoÉ onde atuou de 2009 a 2012, publicou reportagens exclusivas, tais como: a primeira entrevista com Marco Antonio Heredia Viveros, o homem condenado por tentar matar Maria da Penha, a brasileira que deu nome à lei que combate a violência contra a mulher no país; e a história de Carlos Alexandre Azevedo, um brasileiro que foi torturado quando era bebê, durante a ditadura militar, e foi considerado anistiado político. Carlos Alexandre cometeu suicídio três anos depois de conceder a entrevista exclusiva.
 
É repórter freelancer e escreve para as publicações, Veja, GQ, Época São Paulo, Você S/A, Claudia, Marie Claire, além da Trip Editora.
 
Dentre os prêmios conquistados, estão dois Vladmir Herzog, ambos em Direitos Humanos (2006 e 2011); Três da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) - 2004, 2005 e 2010; Além de um Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ecológica (2008) e um Ayrton Senna (2008).
 
 
Atualizado em abril/2013 - Portal dos Jornalistas
 
Fonte:
Informações fornecidas pela jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)