APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Solange Viana

Solange Viana

Jornalista especializada em artes e cultura e galerista. É colaboradora do Sesc São Paulo e da Revista Circuito, coordenadora de comunicação do museu 'A Casa' e blogueira. Tem passagens pelo extinto JT, Folha de S.Paulo e pelas revistas Criativa e JOY.

Solange Viana iniciou a carreira em 1989 como repórter de variedades do extinto Jornal da Tarde do Grupo Estado, em São Paulo (SP). Na redação do jornal escreveu para os cadernos Divirta-se, Variedades e Modo de Vida, onde ficou por mais de um ano na função.  

Em seguida trabalhou como freelancer do caderno de Turismo da Folha de S.Paulo, e passou pelas redações da Revista Criativa (Editora Globo) e Revista JOY, entre outros.

Em 1992 começou a trabalhar na assessoria de comunicação do Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo (SP). Em três anos de atuação acompanhou bandas e artistas internacionais como Rolling Stones, James Brown, Jerry Lee-Lewis, Chuck Berry, Lisa Minelli e Nathalie Cole. Nesse intervalo, trabalhou para as pré-estreias semanais de mais de uma centena de filmes nacionais e internacionais. Ainda, atuou na produção de eventos como Free Jazz Festival, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Rock in Rio e assessou a apresentação de artistas como Tom Jobim, Caetano e Gil, João Gilberto, Wilson Simonal, entre muitos outros.

Após deixar o Maksoud lançou a agência Solange Viana Notícias, em Cotia (SP), onde desde então se dedica a trabalhos de assessoria de imprensa especializada nas áreas de artes plásticas, cultura, cinema, arquitetura, design, turismo, gastronomia, entretenimento e dança, entre outras. Desde então trabalha para o Sesc São Paulo e diversos museus, instituições e galerias de arte e esteve à frente das seguintes coberturas: Festa de Parintins (1995 e 1996); 8º Festival de Curtas-metragens de São Paulo (1997); 16º Festival de Arte Eletrônica Sesc Videobrasil; os festivas de cinema CINE-PE, de Recife, (2000 a 2007); 9ª e 10º edição do Vitória Cine Vídeo (ES); 27ª Bienal Internacional de São Paulo (2006); exposições como Bob Wilson - Voom Potraits (Sesc Pinheiros/2008/09); Mulher, Mulheres (Sesc Av. Paulista/2007); Recortar & Colar - CTRL C CTRL V (Sesc Pompéia/2007); Collateral (Sesc Av. Paulista/2007/08); Bienal Naifs do Brasil (Sesc Piracicaba 2008/09), além da realização de diversas atividades para a PlayArte, Europa e Cult films.

Em 2009 lançou os blog Solange Viana e Galeria de Arte e Fotografia Solange Viana, onde escreve sobre os temas de sua especialidade e posta trabalhos e projetos.

Durante o ano de 2010 ocupou o posto de editora do jornal Granja News, na capital paulista. No período passou a escrever matérias especiais para a Revista Circuito sobre artes plásticas, cultura e exposições, onde permanece na função, além de também de produzir textos para newsletter, sites e blogs.

Entre 2011 e 2012 exerceu o cargo de coordenadora de comunicação do Museu da Casa Brasileira (MCB) de São Paulo (SP). Desde 2008 atua nos projetos de A Casa museu do objeto brasileirodo objeto brasileiro, na capital paulista, dedicado à valorização dos trabalhos de designers-artesões. Ali participou do lançamento do livro e da exposição A Chita na Moda (2005) e da mostra Na Cabeça, de Silvia Lucchi (2010). Atualmente (2013) acumula os posto de coordenadora de comunicação e assessora de imprensa do museu do objeto brasileiro. 

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://solangeviana.blogspot.com.br/

http://galeriadearteefotografiasolangeviana.blogspot.com.br/

http://www.revistacircuito.info/128/24txt.html

http://br.linkedin.com/pub/solange-viana/4b/b/a69

http://granjanews.com.br/antigo/Edições/7/edionlinep2.htm

Com dados fornecidos pela jornalista em 20/9/2013.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)