APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sonia Abrão

Sonia Abrão

Depois de escrever para jornal durante dez anos uma coluna diária sobre televisão, acabou se transferindo para a própria. Também comandou programas em diversas emissoras de rádio. Na televisão desde 2000, inovou na apresentação de temas para os programas vespertinos. É autora de dois livros.

Sonia Abrão nasceu em 20 de junho de 1958, em São Paulo (SP), e formou-se em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em São Paulo (SP).

Sua carreira jornalística foi iniciada em 1980, na capital paulista, quando um professor da faculdade selecionou um grupo de alunos para estagiar no extinto jornal Notícias Populares.

Depois disso, passou pelas revistas Contigo, Amiga e Semanário, nas quais trabalhou como colunista, redatora, repórter e chefe de reportagem.

De volta aos jornais, escreveu uma coluna diária sobre televisão durante dez anos no extinto Diário Popular e no Diário de São Paulo.

O contato com o meio televisão a levou a participações especiais em programas de auditório, entre eles os comandados por Sílvio Santos, Chacrinha, Flávio Cavalcanti, Gugu, Hebe Camargo e Raul Gil. Assim, o convite para trabalhar no rádio e na televisão veio naturalmente e logo em seguida. Foi comentarista de TV no programa Aqui Agora e repórter do helicóptero do Gugu, na programação do SBT.

 

No rádio, teve quadro como comentarista de TV e, depois, como comunicadora de seus próprios programas nas rádios Tupi, Globo, América, Capital e Record, com o programa Sônia e Você. Como apresentadora, tornou-se a única mulher a comandar programa em horário nobre das rádios populares, tradicionais redutos de apresentadores do sexo masculino.

 

Também foi a única comunicadora a liderar a audiência das tardes em São Paulo, com o programa Fatos e Boatos, na Rádio Capital.

 

Na televisão, apresentou o programa A Casa É Sua na RedeTV! entre 2000 e até o início de 2002, quando foi para o SBT. Passou, então, a apresentar o programa Falando Francamente, o qual era exibido diariamente e, depois, tornou-se semanal, exibido aos sábados, até metade de 2004.

 

No mesmo ano, trocou o SBT pela Record para apresentar o programa Sônia e Você. No início de 2006, retornou à Rede TV!. Desde então, comanda o programa de variedades A Tarde é Sua, com entrevistas, reportagens e notícias do mundo artístico.

 

Seu trabalho na televisão inovou o conteúdo dos programas vespertinos, pois como jornalista acabou substituindo assuntos mais domésticos, que sempre dominaram o horário, por reportagens e entrevistas, inclusive dos temas da atualidade, presentes na imprensa diária.

 

É autora do livro Santas receitas (Editora Gente, 2007), no qual reuniu receitas que levam nomes de santos e histórias curiosas relacionadas a elas. Já em 2009, lançou o livro Abaixo a mulher capacho! (Editora Manole), inspirada por muitas das histórias relatadas por suas ouvintes no rádio.

 

 

Última atualização: 01/2012 - Portal dos Jornalistas

 

[Fontes: http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=8844; http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B4nia_Abr%C3%A3o; http://www.redetv.com.br/AtardeEsua/apresentadora.aspx; http://contigo.abril.com.br/famosos/sonia-abrao/apresentadora/vida]

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)