APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sônia Bridi

Sônia Bridi

Envolvida com o Jornalismo desde a adolescência, é uma das correspondentes internacionais mais conceituadas, tendo sido, inclusive, responsável pela implantação do escritório da Globo Internacional no Oriente

Sônia Matilde Bride nasceu em Macieira, distrito da cidade catarinense de Caçador, em 13 de novembro de 1963. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em 1990. O seu interesse pela profissão começou ainda na adolescência, quando escrevia uma coluna estudantil para um jornal da sua cidade natal. Atuou nas emissoras de TV Barriga Verde, Cultura e RBS.
 
Foi correspondente internacional da Rede Globo, empresa em que trabalha desde 1991, em diversos países, entre eles Inglaterra, Estados Unidos, França e China. Junto com o seu marido, o cinegrafista Paulo Zero, foi responsável pela implantação do escritório da Globo Internacional no Oriente. Cobriu diversos temas, desde uma importante entrevista com o ex-presidente Fernando Collor, em Miami, passando por mergulhos com tubarões, Copas do Mundo de Futebol, entretenimento e tráfico de drogas. Apesar da variedade de temas, o que lhe desperta mais interesse está vinculado ao terceiro setor, na realização de trabalhos que sirvam de exemplo para as outras pessoas.
 
Voltou a residir no Rio de Janeiro, onde espera produzir uma série extensa de pautas. Em 2012, apresentou na Rede Globo no Fantástico o quadro Lotação Esgotada.
 
Com imagens de Paulo Zero, publicou o livro Laowai – Histórias de uma repórter brasileira na China (Nossa Cultura. 2008), que relata a experiência como correspondente em Pequim, entre os anos de 2005 e 2006. Em 2011, a obra foi lançada no formato de audiolivro, também pela editora Nossa Cultura. O casal lançou, ainda, o livro Diário do Clima – Aventuras e a Ciência por trás da série de televisão 'Terra, que tempo é esse?' (Globo Estilo, 2012), acompanhado por um DVD.
 
Venceu o Prêmio Comunique-se na categoria Correspondente Brasileiro no Exterior – Mídia Eletrônica, nos anos de 2007 e 2009, e na categoria Repórter - Mídia Eletrônica, em 2012. Em 2008, foi finalista do Prêmio Imprensa, entregue pela Embratel, com a reportagem Oscar Niemeyer – 100 anos, que fez juntamente com Graziela Azevedo, Júlio Mosquéra, Narrimann Sible e Sandra Passarinho.
 
Em dezembro de 2014 Sônia participou debate sobre futuro da comunicação promovido pelo Grupo RBS em Porto Alegre ao lado dos jornalistas Paulo Lima  e Xico Sá. O evento VOX discutiu a comunicação a partir do compartilhamento de conteúdo e experiências.

Sônia Bridi segue como repórter especial do Fantástico, da Rede Globo. Entre as coberturas importantes de 2015 está a cobertura da COP/21, em Paris, onde entrevistou Sir David King que afirmou quando era conselheiro científico de Tony Blair (então primeiro-ministro da Inglaterra) que “mudanças climáticas são uma mudança maior do que o terrorismo”. Bridi perguntou se a reunão iria definir um acordo internacional para impedir que o planeta aqueça mais de dois graus até o fim do século. Sir David King, disse “não” e argumentou: “Se a temperatura aumentar em 4°C, os riscos que conseguimos analisar seriam graves e catastróficos para vários países”.

 

Atualizado em novembro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2015/12/sonia-bridi-conversa-sobre-cop-21-com-sir-david-king.html

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/grupo-rbs-debate-futuro-da-comunicacao-nesta-3-feira-em-porto-alegre-
 
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)