Sonia Racy

    Sonia Racy nasceu em 30 de março de 1956 em São Paulo (SP). Estudou na São Paulo Graded School, no Colégio Rio Branco e na Faculdade de Administração de Empresas do Mackenzie (todos em São Paulo, SP). Na França, estudou no Colégio Chateau Beau Cèdre, de Montreux.

     

    Em depoimento publicado na edição 712 (30/09/2009) de Jornalistas&Cia, declarou que, aos 14 anos nem cogitava ser jornalista. Queria ser aeromoça, para viajar o mundo. Era fã de Tom Sawyer e lia muita literatura americana, mas não era muito de ler jornais. “Não era meu campo de interesse. Sempre fui curiosa, mas nunca pensei que seria jornalista”, disse na época.

     

    Seu primeiro trabalho em Jornalismo foi como estagiária do caderno B do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), entre 1979 e 1982, onde chegou a ser repórter. Depois, entre 1982 e 1985, foi repórter de Economia da Gazeta Mercantil, em São Paulo (SP), onde passou a residir e trabalhar.

     

    Na Folha de S.Paulo, entre 1985 e 1986, foi editora do caderno Mulher.

     

    Também foi proprietária da Profession, agência de comunicação que criou para divulgação de produtos, lançamentos e imagem corporativa, entre 1986 e 1988. Acabou vendendo sua participação na empresa, para que isso não interferisse em seu trabalho de jornalista.

     

    Está em O Estado de S. Paulo desde 1988, onde, até 1990, foi colunista social do caderno 2 do jornal, com a Coluna 2. Nesse ano, criou a coluna Direto da Fonte, de Economia, a qual também passou a ser apresentada em versão para rádio na Eldorado FM a partir de 1995.

     

    Entre 1991 e 1994 participou do programa Business, na TV Manchete, e do programa Linha Direta, na rádio CBN. Entre 1996 e 2000, integrou o programa Negócios & Cia., da TV Bandeirantes, e do Jornal da TVE, na TV Educativa.

     

    Após 14 anos assinando a coluna Persona no caderno 2 de O Estado de S. Paulo, o colunista social Cesar Giobbi deixou o jornal em setembro de 2007. Sonia Racy foi escolhida para assumir o espaço, para o qual levou o nome Direto da Fonte.

     

    A coluna diária estreou em 18 de outubro de 2008. Aborda outras notícias além do colunismo social e cresce para duas páginas na edição de domingo.  O nome Direto da Fonte também identifica o blog da jornalista no portal do Estadão.

     

    Em dezembro de 2007, recebeu o Prêmio Destaque Bovespa, na categoria Jornalismo.

     

    Em setembro de 2009 esteve entre os vencedores do Prêmio Comunique-se, na categoria Mídia impressa/colunista social. Voltou a conquistar o prêmio em 2011, na mesma categoria.

    Desde 2013 mantém a página no Facebook da coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo, que é assinada pela jornalista por ela, com a colaboração dos jornalistas Marilia Neustein, Daniel Japiassu, Mirella D’Elia, Thais Arbex e Sofia Patsch.

    Em setembro de 2014 foi escolhida entre Os cem mais admirados jornalistas brasileiros – Top 100. Com 410 pontos na votação conquistou o 69º lugar. O ranking foi realizado pelo Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

    O portal do Estadão reforçou na primeira semana de abril de 2016 a sua equipe de bloqueiros. Entre os nomes dos colunistas, editorialistas, articulistas do jornal, ícones do jornalismo, está o de Sonia Racy. Colunista especializada em informações de bastidores das mais diversas áreas (da política ao ambiente de negócios), de acordo com o jornal, ela inaugurou no dia 7 de abril de 2016 um novo blog, com novo desenho e agora também com conteúdo dedicado à internet.

    Atualizado em Abril/2016 – Portal dos Jornalistas 

    Fontes:

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,colunistas-do-jornal-agora-serao-blogueiros-do-portal,10000025522

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=2949

    https://www.facebook.com/SoniaRacyEstadao/info?tab=page_info

    [Fonte anterior: Ribeiro, Eduardo e Engel Paschoal. Jornalistas Brasileiros, Quem é Quem no Jornalismo de Economia. São Paulo: Mega Brasil Comunicação, 2005; Jornalistas&Cia 712 (30/09/2009); Arquivo RPress/Engel Paschoal]  

     

    Começou a carreira como estagiária do caderno B em Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro