APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sucena Shkrada Resk

Sucena Shkrada Resk

Especializada em meio ambiente, sustentabilidade e cidadania, já atuou em revistas, jornais, sites e blogs focados nestes temas e em outras editorias. É pós-graduada em Política Internacional e em Meio ambiente e Sociedade. É editora do Blog 'Cidadãos do Mundo' e autora do Projeto audiovisual Vozes dos Biomas. Desde janeiro de 2015, é assessora de comunicação e educomunicadora do Instituto Centro de Vida (ICV), oscip da área socioambiental.

Sucena Shkrada Resk nasceu no dia cinco de fevereiro de 1969 em São Paulo, capital. É formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/SP, em 1992, e concluiu duas pós-graduações: Política Internacional, lato sensu, em 1998, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP; e em Meio Ambiente e Sociedade, lato sensu, em 2009, pela mesma instituição de ensino.

O início foi em jornalismo impresso, em jornais semanais. Daí por diante: experiência em pauta, reportagem, redação e edição em veículos impressos (jornais diários e revistas) online, pauta TV, assessoria de imprensa - consultoria de Comunicação, pesquisas e elaboração de conteúdo para cartilhas, livros e exposições.

Durante a trajetória de 23 anos de carreira jornalística até 2015 trabalhou para as mais diversas mídias.

Foi repórter e redatora de cidades da Rede A de Jornais de Bairro, entre setembro de 1993 a dezembro de 1997.

Na Lemos Britto Multimídia Congressos e Feiras foi assessora de comunicação de setembro de 1998 a novembro de 2000, redigindo temas sobre sustentabilidade e Meio Ambiente.

Nas editorias de cidades, política e Diarinho do Diário do Grande ABC cobriu de setembro de 2001 a junho de 2005 a região do Grande ABC paulista.

Depois foi assessora de comunicação da Coordenadoria de Comunicação Social de Mauá, SP, integrando equipe na divulgação das informações sobre a cidade, no período de junho a dezembro de 2005.

Em Santo André, cidade do Grande ABC paulista trabalhou no Repórter Diário entre junho e dezembro de 2006.

Nas digitais começou em janeiro de 2007, ao criar o Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, em que escreve sobre em meio ambiente, sustentabilidade e cidadania, o qual mantém até hoje.

Na sequência passou a escrever como freelance para o site Planeta Sustentável, da Editora Abril, sobre os mesmos temas, entre março de 2008 e outubro de 2012.

Foi professora no Senac Jabaquara, em curso técnico e curso livre, respectivamente de Educação e Comunicação Ambiental, de maio de 2009 a agosto de 2011.

Na Fundación Mapfre em São Paulo, SP, foi redatora entre novembro de 2011 e maio de 2012.

Para o site Mercado Ético, esteve na cobertura especial Rio+20, realizada de  maio a junho de 2012. Pelo trabalho desenvolvido em equipe para o especial Mercado Ético Rio+20, foi finalista do Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, ao lado de Henrique Andrade Camargo, com Christina Carvalho Pinto, Isabel Gnaccarini, Josi Paz, Silvia Marcuzzo. O trabalho foi publicado para o site Mercado Ético (SP).

Trabalhou para várias editoras. Na Símbolo atuou como jornalista colaboradora nas revistas Viva Saúde, Vida Executiva (entre abril/2007 e março de 2008); Escala no núcleo Ciência e Vida (revistas), Saúde, História, Sociologia e Filosofia (de abril de 2008 a abril 2012).

Na Editora Horizonte, foi editora-assistente da revista Horizonte Geográfico e outras publicações da editora, ficou lá de abril de 2013 e julho de 2014.

Cobriu para o Instituto Envolverde a Conferência Ethos 2014, site que ganhou a marca do evento Ethos realizado em São Paulo em setembro de 2014.

É freelance da revista Problemas Brasileiros, focada em Sustentabilidade e Meio Ambiente, temas nos quais Sucena Resk é especialista.

Desde janeiro de 2015, é assessora e educomunicadora do Instituto Centro de Vida (ICV) – Oscip, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, da área socioambiental.

Na ‘Linha do Tempo’ do perfil dela estão as participações em redação, produção e pesquisas, em reportagens e em publicações: livros e cartilhas.

 Sucena Shkrada Resk é editora do Blog Cidadãos do Mundo, jornalista colaboradora da revista Problemas Brasileiros.

É autora do Projeto Vozes dos Biomas.

 

 

 

Atualizado em agosto/2015 – Portal do Jornalistas

Fontes:

https://vozesdosbiomas.wordpress.com/

Skype: sucenaresk@yahoo.com.br   (sucena.shkrada.resk )

E-mail: sucenaresk@yahoo.com.br

Portfólio profissional: http://sucenasresk.wordpress.com/

Blog jornalístico: http://www.cidadaosdomundo.webnode.com   

  

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)