APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Suzana Barelli

Suzana Barelli

Jornalista especializada em vinhos e socióloga por formação, trabalhou em veículos como O Globo, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Carta Capital e Primeira Leitura. Atuou como editora e diretora de Redação da revista Menu por cinco anos. Passou a responsável pelo caderno 'Vinho' da publicação. Mantém a coluna também sobre o assunto na IstoÉ Platinum e o blog sobre vinhos brancos e tintos no site da Istoé Dinheiro.

Suzana Barelli é formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Libero, Facasper/SP e é formada em Ciências sociais pela Universidade de São Paulo, USP/SP, em 1990.

Jornalista especializada em vinhos e socióloga por formação, Suzana Barelli trabalhou em veículos como O Globo, Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Carta Capital e Primeira Leitura.

O interesse pela enogastronomia veio na década de 1990, ao fazer matérias de economia sobre vinícolas para a Folha de S.Paulo. Fez cursos na Associação Brasileira de Sommeliers e foi redatora-chefe da revista Prazeres da Mesa.

Atuou como editora da revista Menu a partir de 2008. Assumiu novas funções na revista em julho de 2013, depois de cinco anos como diretora de Redação, voltando a se dedicar à enologia, como responsável pelo caderno de vinho da publicação, que tem em média 16 páginas mensais sobre o tema.

Ela manteve a coluna também sobre o assunto na IstoÉ Platinum, revista trimestral, e o blog sobre vinhos brancos e tintos no site da Istoé Dinheiro, O mundo dos vinhos.

Lançou a edição especial o livro Da ervilha ao Piselli que conta a trajetória do sommelier e maitre de Juscelino, que trabalhou como ajudante-geral, garçom, até alcançar o posto de sócio do Piselli, um dos endereços mais badalados da gastronomia paulistana, localizado nos Jardins, uma das áreas mais nobres de São Paulo. Lançado pela BEî editora, em 2006, a história resgata a vida do migrante do interior que chega à metrópole em busca de trabalho, traz fotografias de Marcelo Coelho e 22 receitas do Piselli.

Tem um capítulo publicado na Enciclopédia Larousse de Vinhos (Larousse do Brasil) e dois artigos no livro O melhor da gastronomia e bem-viver (DBA), organizado por Luiz Horta.

Suzana é casada com Milton Gamez, diretor de Núcleo da Editora Três.

 

 

 

Atualizado em Fevereiro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.istoedinheiro.com.br/blogs-e-colunas/blog/mundo-dos-vinhos_23/

http://bei.com.br/autor/suzana-barelli

https://br.linkedin.com/pub/suzana-barelli/1a/262/7b5

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)