APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Sylvio Costa

Sylvio Costa

Fundador da revista e do site Congresso em Foco.Obteve com distinção o grau de mestre em Comunicações pela Universidade de Westminster, de Londres. Morador de Brasília desde o ano 2000, passou pelas redações de A Gazeta, A Tribuna, TV Educativa do Espírito Santo, Folha de S.Paulo, IstoÉ, Correio Braziliense, Zero Hora e Gazeta Mercantil.

Sylvio Romero Corrêa da Costa nasceu em 31 de março de 1962, em Vitória (ES). Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), de Vitória, em 1985. É mestre em Comunicações pela Universidade de Westminster, de Londres (Inglaterra), desde 1995, graduação obtida com distinção.
 
Iniciou-se na profissão aos 15 anos, em Vitória, entre 1977 e 1978, como estagiário no Caderno Dois de A Gazeta, dividindo o tempo entre o trabalho de arquivista e repórter. Foi repórter da agência Agora (ES), repórter de A Gazeta (ESP) e repórter, redator e editor-asistente de A Tribuna (ES). Ocupou a chefia de Jornalismo da TV Educativa (ES) e atuou como repórter na sucursal capixaba da Gazeta Mercantil (SP). Criou e editou jornais house organs e produziu conteúdos institucionais para empresas como Vale e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), clubes e entidades sindicais.  Em Londres, entre 1994 e 1995, atuou como produtor freelancer da BBC.
 
Mudou-se para Brasília no ano 2000. Trabalhou como jornalista em veículos como Folha de São Paulo (SP), IstoÉ (SP), Correio Braziliense (DF), Zero Hora (RS) e Gazeta Mercantil (SP), entre outros, exercendo as funções de repórter, editor e chefe de reportagem. Ganhou vários prêmios de Jornalismo.
 
Também foi professor do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), oficial de comunicação e mobilização do Sistema ONU, em Brasília (DF), e diretor do Espaço Cultural Brasil Telecom. 
 
De abril de 1998 a dezembro de 2004 trabalhou como funcionário concursado do Senado Federal, onde não teve função de chefia, ocupando o cargo de analista legislativo e atuando como redator do portal de notícias da Agência Senado.
 
Criou, em maio do ano 2000, a agência Oficina da Palavra, da qual se afastou em dezembro de 2004 para se dedicar exclusivamente ao Congresso em Foco – site jornalístico criado em fevereiro de 2004, que faz cobertura apartidária do Congresso Nacional e dos principais fatos políticos da capital federal, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo 2009 de Melhor Contribuição à Imprensa. Passou a publicar, em novembro de 2011, a Revista Congresso em Foco, em versões impressa e digital, inicialmente semestral e hoje com periodicidade bimestral.
 
 
Atualizado em fevereiro de 2017
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)