Tadeu Schmidt

    Emanuel Tadeu Bezerra Schmidt ou apenas Tadeu Schmidt como se apresenta, nasceu no dia 18 de julho de 1974, em Natal (RN). É formado em Comunicação pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/DF).

    Começou a trabalhar como jornalista em 1996, quando fez estágio na Radiobrás (DF). Em 1997, foi repórter da TV Globo de Brasília, cobrindo férias no programa DFTV. Logo, foi destacado para matérias na área de esporte, passando a apresentar as notícias do Distrito Federal no Globo Esporte em seguida.

    Em 2000, cobriu para a rede as corridas de Stock Car. Seu desempenho chamou a atenção da equipe da TV Globo fluminense e, no mesmo ano, passou a integrar a equipe de esportes da emissora no Rio de Janeiro.

    Irmão mais novo do antigo jogador da seleção brasileira de basquete Oscar Schmidt, fez com ele memorável matéria para o programa Esporte Espetacular, na qual o cestinha brasileiro anunciava sua saída das quadras em definitivo.

    Permaneceu como repórter do Esporte Espetacular, cobrindo, entre outros assuntos, diversas provas da Fórmula 1 nas temporadas de 2002, 2003 e 2004, ano em que foi convidado para apresentar o programa. Em 2005, passou a comandar o bloco de esportes do Bom Dia Brasil. Apresentou também o Espaço Aberto – Esporte, exibido pela Globo News.

    Em 2006, participou da equipe que cobriu a Copa do Mundo da Alemanha 2006 e os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro 2007. Também em 2007, começou a comandar a apresentação dos Gols do Fantástico, quadro do famoso programa dominical, em substituição ao apresentador Leo Batista.

    Com o tempo passou a comandar todo o bloco de esportes do Fantástico. Criou o quadro Bola Cheia e Bola Murcha, em 2008, que logo se tornou um sucesso de audiência. Além disso, começou a apresentar o quadro Detetive Virtual – em que imagens que circulam na Internet são confirmadas ou desmentidas através da análise de especialistas – e a revezar com Zeca Camargo a apresentação do programa.

    Fez dupla com a apresentadora Fernanda Lima durante o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo do Brasil 2014, realizada no dia 30 de julho de 2011, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A audiência estimada da transmissão foi calculada em 500 milhões de pessoas espalhadas por todo o planeta.

    Ganhou o Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista Esportivo (Mídia Eletrônica) em 2007, 2009 e 2011, o que fez com que entrasse na Galeria Mestres do Jornalismo da instituição.

    Segue em 2015 como apresentador do Fantástico. Foi eleito entre os ‘TOP 100” dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros', votação realizada por Jornalistas&Cia e Maxpress.

     

     

    Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/mudancas-no-jornalismo-em-negocios-da-globo

    www.globo.com/fantastico

    http://www.telehistoria.com.br/canais/biografia.asp?idConfiguracao=1746.