APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Tales Faria

Tales Faria

Editor da newsletter Drive Poder 360. Foi colunista dos sites Os Divergentes e Fato Online, vice-presidente editorial e publisher do portal iG e trabalhou em importantes veículos de Comunicação do País. É um dos ganhadores do Prêmio Jabuti de Reportagem 1993.

Tales Santos de Faria nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj/RJ), em 1983.
 
Iniciou-se na carreira como assessor de imprensa do Centro Latino-Americano de Física da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Claf-Unesco). Trabalhou como redator e repórter da revista Ciência Hoje (SP) e na Reportagem Geral do jornal O Globo (RJ) antes de entrar para a sucursal carioca da Folha de S.Paulo (SP). Lá, foi rádio-escuta, cobriu as áreas nuclear e policial como repórter e chegou a ocupar as funções de chefe de Reportagem, secretário de Redação e diretor. Como repórter da Folha, participou da equipe liderada pela jornalista Elvira Lobato que divulgou a descoberta do chamado Buraco de Serra do Cachimbo, que seria destinado pela ditadura militar a testes nucleares, em  matéria publicada em agosto de 1986.
 
Transferiu-se posteriormente para a sucursal de Brasília (DF) do jornal, como repórter especial. Da cobertura do processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, aproveitou-se para escrever, em parceria com Gustavo Krieger e Luiz Antônio Novaes (1960–2016), o livro Todos os Sócios do Presidente (Scritta, 1992), que venceu o Prêmio Jabuti 1993, na categoria Reportagem. Realizou, também, a entrevista em que o então governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães (1927–2007), propôs a candidatura presidencial de Fernando Henrique Cardoso, então ministro da Fazenda do governo Itamar Franco (1930–2011), em fevereiro de 1994.
 
Ainda na capital federal, trabalhou por três anos no jornal O Globo, como repórter especial e colunista, para, em seguida, de 1998 a 2006, assumir a direção da sucursal da revista IstoÉ (SP). No período, assinou uma coluna de Política no semanário. Ganhou na época vários prêmios, sendo a sucursal de Brasília por oito vezes finalista do Prêmio Esso de Jornalismo.
 
Em 2006, passou a dirigir as sucursais de Brasília do Jornal do Brasil (RJ) e da Gazeta Mercantil (SP), além de editar a coluna Informe JB. No ano seguinte assumiu a editoria-chefe do JB, onde atuou até 2009. Neste período foi editor do blog de política no portal IG, o Blog dos Blogs, junto com Helena Chagas e Alon Feuerwerker.
 
No final de 2009, assumiu a sucursal brasiliense do portal IG (RJ). No portal, participou da equipe que fez o levantamento do chamado Escândalo da Caixa de Pandora, responsável pelo afastamento e prisão do governador de Brasília, José Roberto Arruda. Criou em 2010 no iG e no jornal Brasil Econômico (RJ), junto com o jornalista Jorge Felix, a coluna Poder Online, que passou a comandar em 2012. A partir de novembro de 2012, morando no Rio, assumiu como publisher do portal, responsabilizando-se pela área de Jornalismo do iG. Criou, em março de 2013, o iGay, canal destinado ao público homossexual. Passou a publicar, em outubro de 2013, a coluna Além da Notícia, que ficou no iG até setembro de 2015.
 
Foi alçado, em 2014, à posição de vice-presidente editorial do grupo, acumulando-a com o cargo de publisher. No período, participou da criação do iG Brasília, dentro do projeto de regionalização do portal, e do canal JBr, versão online do Jornal de Brasília (DF).
 
Deixou o iG em fevereiro de 2015, voltando para Brasília para assumir como comentarista do site Fato Online. Em abril de 2016, junto com Helena Chagas, Andrei Meireles, Ivanir Bortot e Orlando Brito, participou da criação do site Os Divergentes, com a proposta de fazer "um jornalismo honesto e analítico". Em setembro, deixou o site para começar em outro: o Poder 360°, de Fernando Rodrigues, que ainda estava em construção no portal Uol. Paralelamente, assumiu como editor do Drive Poder 360° (DF), newsletter distribuida para empresas de porte.
 
 
Atualizado em outubro de 2016
 
Fontes:
Informações do jornalista por e-mail
Jornalistas&Cia, Edição 869
Jornalistas&Cia, Edição 1.017

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)