APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Taline Oppitz

Taline Oppitz

Colunista de política do Correio do Povo e apresentadora do programa "Esfera Pública" da rádio Guaíba. Obteve repercussão nacional em 2005 com entrevista/desabafo de Collor de Mello para a revista Voto

Taline Oppitz nasceu em 1976, no Estado do Rio Grande do Sul. É jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra/RS), em 2002.
 
Integrou a equipe de assessoria do então governador gaúcho Antônio Britto, a partir de 1998, em Porto Alegre (RS). Chegou a participar da campanha pela reeleição do político, que não se reelegeu. Por indicação de Bernardete Bestane, fez teste para integrar a equipe de reportagem da TV Assembleia (RS) e foi aprovada. Foi a primeira repórter contratada pela emissora, onde atuou por pouco mais de um ano.
 
Em 2002, começou a trabalhar como repórter de Política do jornal Correio do Povo (RS), na equipe comandada por Armando Burd. Em pleno ano de eleições, foi escalada para cobrir o Partido dos Trabalhadores (PT). Paralelamente, continuou a atuar como assessora de Imprensa – inclusive da Prefeitura de Porto Alegre – e em campanhas eleitorais. Além disso, passou a atuar como repórter na revista Voto (RS).
 
Foi na Voto, em 2005, que seu trabalho obteve repercussão nacional pela primeira vez. Conseguiu marcar uma entrevista exclusiva com Fernando Collor de Mello, que nada declarara para a Imprensa desde que seu mandato na Presidência da República fôra impugnado em 1992. As declarações do ex-presidente foram muito fortes, a matéria rendeu 12 páginas e repercutiu em todo o País.
 
Com a saída de Armando Burd do Correio do Povo, em fevereiro de 2008, foi convidada para assumir a coluna de Política do jornal, como interina. Um mês depois, foi confirmada como titular. Iniciou, em janeiro de 2009, como comentarista no telejornal matinal da TV Record RS, o Rio Grande no Ar, cargo que ocupou até fevereiro de 2010. Em março do mesmo ano, estreou nos microfones da rádio Guaíba o programa Esfera Pública, que comanda ao lado de Juremir Machado da Silva.
 
Desde outubro de 2009, é blogueira no portal do Correio do Povo. Antes, já mantivera outro, o Três Palavrinhas, de junho de 2005 a fevereiro de 2010, no portal Blogger.
 
 
Atualizado em fevereiro de 2013 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Arquivo Jornalistas&Cia
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)