APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Tata Amaral

Tata Amaral

Comanda o blog “Deambular” no site do jornal O Estado de S.Paulo, onde a diretora de cinema premiada mostra o seu “vagar” pela cidade paulistana.

A paulistana Márcia Lellis de Souza Amaral é mais conhecida pelo nome profissional Tata Amaral, uma das mais premiadas cineastas do cinema brasileiro. Foi aprovada nos vestibulares para Jornalismo e História na USP, mas, como não tinha concluído o segundo grau, não pôde seguir nenhum dos cursos. Em 1982 fez Supletivo e passou a frequentar, como ouvinte, as aulas do Curso de Cinema na ECA/USP.

Seu último filme, Hoje, tem arrancado elogios da crítica e do público, além de ter sido o grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2011.

Seu longa-metragem de estreia, Um Céu de Estrelas (1997), foi considerado pela crítica como um marco do cinema brasileiro, e eleito um dos três filmes nacionais mais importantes da década de 1990.  Premiado nos festivais de Brasília, Boston, Trieste, Créteil e Havana.

Antônia, seu terceiro longa-metragem, inspirou a série de televisão homônima exibida na Rede Globo em 2006 com recorde de audiência para o horário e que foi indicada ao Emmy/2007, o Oscar da televisão.

Atualmente a cineasta trabalha na produção do longa De Menor, dirigido por sua filha, Caru Alves de Souza, e na finalização de Trago Comigo, estrelado por Carlos Alberto Riccelli, obra derivada da minissérie homônima exibida pela TV Cultura.

Comanda o blog Deambular no site do jornal O Estado de S.Paulo, onde a diretora de cinema premiada mostra o seu “vagar” pela cidade paulistana. No post inicial ela mesmo explica o blog; “ é vagar, passear, andar sem destino certo”. O primeiro post de Deambulações entrou no ar às 11horas do dia 21 de maio de 2013 trazendo fotos e textos sobre andanças dela pelas cidades.

 

Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-olhar-atento-de-tata-amaral,1033968,0.htm

http://blogs.estadao.com.br/tata-amaral.

http.wikipedia.org/wiki/Tata_Amaral 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)