Teresa Garcia

    Teresa Garcia nasceu em Barra do Piraí, estado do Rio, onde provou a primeira experiência profissional. O começou da trajetória no jornalismo foi no jornal Badopi, feito com quando ainda cursava Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica, PUC/RJ, Turma de 1982. Concluiu MBA – Executivo – IBMEC/Rio de Janeiro em Comunicação social. É mestranda em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo.

    No Rio, trabalhou em revistas e jornal impresso foi repórter de economia do Jornal do Comércio, também na Capital Fluminense. Trabalhou como Assessora de Imprensa da Associação dos Engenheiros da Petrobrás – AEPET – e foi comentarista de energia do Programa Canal Livre da TV Bandeirantes, na Cidade Maravilhosa.

    Na Rede Globo foi responsável pela gerência de jornalismo das emissoras afiliadas e coordenadora de projetos especiais. Há dez anos trabalha na Rede Globo em São Paulo. Lá foi chefe de redação e há sete anos responde pelo telejornal de rede nacional exibido na hora do almoço: Jornal Hoje.

    Assumiu o cargo de editora-chefe do Jornal Hoje, da TV Globo, em 2005, com a proposta “assustadoramente deliciosa”, diz, de conduzir um jornal diário, ágil, instantâneo “um prazer enorme pra quem tem afinidade com a adrenalina” arremata.

    Tereza chegou ao Rio de Janeiro para trabalhar com projetos especiais de jornalismo e também na coordenação das emissoras afiliadas da TV Globo em todo país. Foi a chance que Tereza teve de rodar o Brasil. Foi a possibilidade, diz, “de sair do Sudeste e enxergar a dimensão desse país, de perceber o que diferencia e une brasileiros tão afins e tão díspares”.

    E foi por conta dessa vivência no interior (e de outras experiências em televisão, inclusive na TV Educativa do Rio, onde apresentou o programa Memória Nacional) que Arnaldo César Coelho a convidou a assumir a direção de jornalismo da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo em Resende, RJ. Ali dirigiu durante nove anos o jornalismo.

    Em maio de 2014 Tereza Garcia segue como editora-chefe do Jornal Hoje da TV Globo, São Paulo.

    Já fez várias palestras para estudantes de jornalismo. No próximo 4 de junho (2014), a partir das 19:30min, em Piracicaba fará uma palestra no Salão Nobre do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, CCRCC. O ingresso é um litro de leite ou de óleo e a arrecadação será destinada a ações comunitárias.

    Em sua palestra, Teresa Garcia discorrerá sobre o incessante trabalho de quem tem a palavra como ferramenta na busca da verdade. Contará casos sobre a dura e prazerosa tarefa de escrever para televisão, um veículo de comunicação que se pauta pela agilidade e se faz com espírito de equipe. As transmissões ao vivo, as grandes reportagens e coberturas nacionais e estrangeiras. As ‘viradas de pauta’ de última hora, por conta de surpresas nem sempre agradáveis. A paixão pela imagem. O entra e sai das ilhas de edição. O respeito ao público. Saberes tantos que certamente enriquecerão a vida de todos presentes ao evento. Teresa Garcia exibirá também um interessante vídeo, para ilustrar sua conversa com a plateia. A importante presença da Jornalista Teresa Garcia no Cristóvão, dia 4 de junho, abrirá a agenda de comunicação e cultura da gestão Galesi Longato, neste biênio 2014/2016.

     

     

    Atualizado em maio/2014 – Portal do Jornalista

    Fontes:

    http://impressoesvirtuais.blogspot.com.br/2011/06/teresa-garcia-faz-palestra-na-aedb.html

    g1.globo.com/Portal/G1V2/

    https://www.facebook.com/teresa.garcia.1447

    http://br.linkedin.com/pub/teresa-garcia/57/4b1/32b

    http://g1.globo.com/jornal-hoje/