APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Thalita Rebouças

Thalita Rebouças

Ela já vendeu 1,3 milhão de livros. Tem 14 publicados, sete deles também em Portugal. Escreve principalmente para adolescente. No jornalismo passou como estagiária na rádio Transamérica, no diário esportivo Lance! e na Gazeta Mercantil, cobrindo inicialmente microeconomia e depois arquitetura e urbanismo.

Thalita Rebouças nasceu no dia 10 de novembro de 1974, carioca, o Rio, torcedora do Fluminense (time do Rio de Janeiro). Ela mesma conclui o próprio perfil no site que assina: “sou empolgada, teimosa, escorpiana, portelense, Fluminensesesê!, abracenta, sorridente, chata à beça na TPM, chorona (do tipo ridícula, choro até vendo comercial de detergente), alucinada por sambas e marchinhas de Carnaval, louca por brigadeiro (para comer de colher) e adrenalina — já saltei de paraquedas e asa-delta algumas vezes — e viciada em algumas séries de TV”.

Cursou jornalismo na Faculdade da Cidade, no Rio de Janeiro. Antes prestou vestibular para Direito, fez o curso durante dois anos, que acabou trancando e optando pelo curso de Jornalismo.

A carreira começou com um estágio na rádio Transamérica, no diário esportivo Lance! e na área de promoções da TV Globo. Foi efetivada no último estágio, na Gazeta Mercantil, em que cobria microeconomia. Deixou o diário para atuar na assessoria de imprensa FSB Comunicações, agência que trabalhou no Rio de Janeiro, no Guarujá e em Nova Iorque. Ficou na FSB até voltar à Gazeta, assinando coluna de arquitetura e urbanismo.

No jornalismo tudo aconteceu até 2004 quando começou a “estourar”, no mercado editorial. A carreira de escritora começou em 1999.  Em julho de 2011 a escritora ultrapassou a marca de 1 milhão de livros vendidos. Ficou conhecida do grande público em 2003, quando passou a publicar seus livros pela editora Rocco. Desde então, lançou 14 títulos.

Em 2005, começou a assinar a coluna Fala Sério! na última página da Revista Atrevida. Mantém no portal da revista Veja/Rio o blog onde aborda temas variados, calcados nos fatos do dia a dia das notícias, com um novo olhar.

Ela já vendeu 1,3 milhão de livros (até 2012). Dos 14 publicados, sete deles também em Portugal, trajetória internacional que começou em 2009, lançados pela Editorial Presença e iniciando com o livro Que cena, mãe!. Em 2013, sua obra – voltada principalmente aos adolescentes – tem a previsão de ser toda publicada na América Latina.

Thalita tornou-se um dos maiores fenômenos editoriais do Brasil. Sobre o sucesso ela comenta: “Não digo que me choca, mas este sucesso me surpreende. Até porque já estou longe da adolescência e nunca achei que pudesse ajudar no diálogo desse público dentro de casa”.

Os livros lançados por ela trazem histórias protagonizadas pela divertida personagem Malu, que mergulha nas angústias peculiares das jovens adolescentes ao discutir temas como relacionamento com os pais, amigos, professores e namorados, sempre em textos curtos e bem humorados.

Entre os livros que lançou estão o primeiro Traição entre amigas, o seu livro mais vendido, o Fala Sério Mãe que ganhou uma adaptação televisiva no episódio A Mamãe da Barra da série As Brasileiras; e o último lançado em 12/12/2012 que é o primeiro para adultos e já traz no título o público a que se destina: Adultos sem filtro.

O livro para os mais crescidos é uma coletânea de crônicas do blog que mantém no portal do VEJA Rio. Em março de 2003, assinei com a Rocco para lançar meu terceiro "filhote", o Tudo por um Pop Star, que virou best-seller. Depois dele, vieram Fala Sério, Mãe!, que foi parar na lista dos mais vendidos da revista Época e do jornal O Globo “olha que chique!”, Tudo por um Namorado, Fala Sério, Professor! e todos os outros. Os demais livros de Thalita estão na Linha do Tempo.

Thalita confessa no seu histórico que desde criança é uma “fazedora de livros”: “desde pequena sou fanática por acento, sei todas as regras de cor desde a primeira aula de Português que abordou o assunto. Resumindo, coisa de C.D.F. :o). Revelação que faz todo sentido para sua participação especial como jurada do programa Soletrando, em 2010.

Outras informações sobre Thalita: leia a seção Perguntas e Respostas, do site que ela mantém sobre sua vida e obra.

 

 

 

 

Atualizado em julho/2012 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://portalimprensa.uol.com.br/revista_imprensa/conteudo-extra/59059/coleguinhas+thalita+reboucas+e+hercules+santos

http://www.thalita.com.br/site/

http://vejario.abril.com.br/blog/thalita-reboucas/

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)